19/07/2024

A profunda influência do livro dos médiuns na doutrina espírita

Em obras feito o livro abraço de pai joão, vemos um exemplo claro do uso da capacidade mediúnica destinada à psicografia e embora esse tipo de livro seja muito popular entre os espíritas, poucos sabem como funciona de fato o trabalho mediúnico. 

O Livro dos Médiuns é um dos livros mais importantes para que se possa compreender o funcionamento do trabalho e da conexão entre os médiuns e os espíritos, e seus ensinamentos são, ainda hoje, a base do trabalho religioso do espiritismo com os seus guias. 

O que é o Livro dos Médiuns e quem foi o autor?

O Livro dos Médiuns é uma obra escrita por Allan Kardec, o próprio codificador da doutrina espírita, que tem por objetivo ser um verdadeiro manual para todos os que desejam se dedicar a praticar ativamente sua mediunidade.

No livro, que é dividido em duas partes onde, na primeira, Kardec elucida alguns pontos teóricos, como a existência propriamente dita dos espíritos e diferenças entre fenômenos espirituais, e rebate acusações feitas contra o espiritismo na época do lançamento do livro.

Na segunda parte, ele parte para uma explicação mais detalhada da mediunidade propriamente dita, os diferentes tipos de fenômenos espirituais e como lidar com eles e interagir adequadamente com os espíritos. 

Por que o livro dos médiuns é importante no espiritismo?

O contato e o trabalho com espíritos sempre existiram em religiões diversas ao redor do globo, porém, muito desse trabalho sempre foi muito mistificado, velado, e envolto por superstições e incertezas.

O Livro dos Médiuns, com suas explicações claras e didática compreensiva, foi um verdadeiro marco. Ele não apenas explica os diversos tipos de fenômenos paranormais, como ensina um método seguro de interação, estudo e trabalho com esse tipo de manifestação. 

Essa abordagem, metódica e intelectual, permite que compreendamos o mundo espiritual pelo que ele é de fato, e compreendamos também suas mensagens para nós, sem incorrer em misticismos e crendices, por isso se tornou a base do trabalho espiritual do espiritismo e por isso o Livro dos Médiuns possui uma importância tão grande na doutrina espírita.

As leis universais: A base da doutrina espírita

Quando falamos em leis universais, o pensamento de muitas pessoas vai direto para a famosa “lei do retorno” ou talvez para a noção de karma, porém, as leis universais são muito mais do que isso. 

Elas são, verdadeiramente, um guia para a compreensão do próprio universo. Elas são o conjunto de leis pela qual tudo opera e ao entendê-las, facilitamos muito nosso processo de aprendizado e evolução espiritual. Essas leis são:

Lei de causa e efeito;

Lei do progresso espiritual;

Lei do livre-arbítrio;

Lei da afinidade;

Lei da reencarnação.

Cada uma delas tem um papel indispensável na engrenagem do cosmos. É por meio da lei de causa e efeito, por exemplo, que somos capazes de colher o fruto das nossas ações. É a lei da afinidade que define o tipo de pessoa e de ambiente que atraímos para as nossas vidas, e é a lei do livre-arbítrio que nos dá a liberdade de escolher como trilhar nossa jornada. 

Embora muitas pessoas possam ver o universo como um ambiente hostil ou talvez até injusto, essas leis demonstram como tudo o que acontece é um fruto direto das nossas próprias ações e escolhas – e assim como podemos atrair coisas negativas, podemos mudar nossas próprias atitudes e passarmos a atrair boas coisas. 

A Reencarnação: Um Ciclo de Aprendizado e Evolução

A crença no processo de reencarnação é, sem sombra de dúvida, um dos aspectos mais conhecidos e ao mesmo tempo incompreendidos da doutrina espírita, especialmente pela diferença do reencarnacionismo espírita comparado a outras religiões que também possuem essa crença.

Enquanto certos sistemas de crenças veem a reencarnação como algo maligno, uma espécie de prisão, o espiritismo enxerga esse processo como apenas mais uma etapa da vida espiritual, necessário para a evolução.

É por meio das inúmeras reencarnações que nosso espírito é capaz de enxergar seus erros, consertar suas falhas, e subir os degraus da evolução espiritual. Embora esse processo, sem sombra de dúvida, possa ser doloroso e desconfortável, ele é necessário, e não é de modo algum tipo de punição ou prisão. 

O “Livro dos Médiuns”: Um guia para a prática segura da mediunidade

As orientações apresentadas pelo Livro dos Médiuns é absolutamente indispensável para todo aquele que deseja trabalhar sua capacidade mediúnica, e é especialmente importante para quem está iniciando.

Muitos indivíduos ficam deslumbrados mediante os primeiros contatos com os espíritos, e podem acabar caindo em erros, esquecendo-se de que existem também espíritos malignos, e que mesmo que o espírito não seja maligno, isso não significa que ele seja infalível.

O Livro dos Médiuns apresenta regras seguras para um contato saudável com a espiritualidade, como não crer nas falas de espíritos caso não haja evidências acerca da veracidade do que foi dito, analisar o que foi dito pelos espíritos ao invés de crer cegamente, entre muitas outras coisas. 

Sem essas diretrizes, obras feito o livro Abraço do Pai João não seriam realmente possíveis, ou, ao menos, teriam sua credibilidade prejudicada. É o Livro dos Médiuns a base do trabalho com todos os guias espirituais, segundo a doutrina espírita. 

Onde comprar livros espíritas?

Você pode adquirir livros espíritas por meio da loja virtual da Editora Dufaux, a melhor editora especializada na doutrina espírita do Brasil. No site da editora você poderá encontrar o livro Abraço do Pai João, as obras completas de Allan Kardec e muito mais.

A Editora Dufaux conta com mais de quinze anos de experiência em trazer até você livros que mudam vidas, e possui em seu acervo autores de renome como Chico Xavier, Zíbia Gasparetto e Wanderley Oliveira, além de possuir livros tanto em formato físico quanto digital. Confira o site!

A importância do livro dos médiuns na doutrina espírita não pode ser realmente medida, e a compreensão do motivo de toda essa influência só vem de fato mediante a leitura desta obra ímpar. Então não aguarde mais, acesse o site da Editora Dufaux e dê início aos seus estudos!