Entenda o desentupidor caseiro de ralo e se ele gera mesmo resultado

desentupidor caseiro de ralo
Quem nunca tentou usar soluções caseiras para diversos tipos de situações, não é? O problema é que o desentupidor caseiro de ralo, mesmo que não seja conhecido por tanta gente, acaba fazendo com que uma parte das pessoas até se coloque em risco.
Infelizmente, o desentupidor caseiro de ralo não é anatomicamente seguro, mesmo sendo usado por diversas pessoas que não querem buscar uma desentupidora de ralo e nem mesmo comprar utensílios verdadeiros.
No entanto, não é apenas a segurança das pessoas que o desentupidor caseiro de ralo ameaça: ele também pode prejudicar o problema do ralo entupido.
Por isso, para quem estava prestes a fabricar um desentupidor desse, aqui estão algumas explicações sobre porque isso é uma ideia ruim.
Do que é feito o desentupidor caseiro de ralo?
Primeiramente, esse é um desentupidor feito apenas com cabo de vassoura e com uma garrafa de refrigerante, sendo mais apropriado que se use a garrafa maior, de dois litros.
A pessoa que quiser fazer esse desentupidor caseiro de ralo precisa usar um estilete para cortar a parte de baixo da garra fora. Dessa maneira, fica o bocal e um pouco mais da metade da garrafa pet.
Depois, é a hora de acoplar um cabo de vassoura ao bocal da garrafa, tendo a certeza de que ele está firme. Para garantir ainda mais isso, o recomendado é aplicar fita adesiva, como a fita isolante mesmo.
Pronto: na teoria, o desentupidor caseiro estaria pronto para que se retirasse as sujeiras do ralo e, com isso, a água voltasse a passar.
O desentupidor caseiro de ralo é cheio de riscos
O fato de o cabo desse desentupidor ser de madeira e de as pessoas precisarem de um pouco de força para gerar vácuo é o bastante para haver possibilidade de acidentes.
Afinal, quando a pessoa está forçando a sua mão com um cabo de madeira pode acontecer de um fiapo entrar na pele, podem ocorrer bolhas e muito mais.
Outro problema é que, ao tentar fazer força para desentupir o ralo, é possível que o cabo acabe batendo no rosto da pessoa, também gerando uma lesão e, claro, não desentupindo nada.
Pelo fato de o plástico da garrafa ser duro, ele não consegue vedar o ralo para haver vácuo e, portanto, não dá para desentupir com esse tipo de material.
Pelo preço, o desentupidor caseiro de ralo vale a pena?
Uma das razões que as pessoas apresentam para que o desentupidor caseiro seja usado é que ela querem economizar não comprando um desentupidor de verdade. Contudo, o desentupidor custa bem barato!
Pode ser nas lojas de utilidades domésticas, pode ser na Internet, pode ser no supermercado: os desentupidores de verdade não ficam por mais de R$ 20.
O custo para os desentupidores mais sofisticados, como as bombas, é um pouco mais caro, mas a verdade é que os utensílios simples também desentopem o encanamento da mesma maneira, dispensando o desentupidor caseiro.
Outros métodos podem substituir o desentupidor caseiro de ralo
Para quem não quer comprar um desentupidor de verdade, há outras maneiras de fazer com que o ralo fique desentupido, como jogar bicarbonato nele. Contudo, é preciso que ele esteja misturado ao vinagre para que a sujeira seja dissolvida.
Já os amantes de produtos ais tradicionais podem jogar o Diabo Verde no ralo, já que ele é muito poderoso para desentupir e também bastante conhecido. No entanto, é obrigatório um intervalo de seis horas para se usar aquele ralo de novo.
Para colocar o Diabo Verde no ralo, também é preciso tomar cuidado com relação à toxicidade dos componentes e usar uma luva de limpeza.
Fazer um orçamento com uma desentupidora de ralo é mais prático
Ainda que a intenção seja economizar, é certo que fazer um orçamento com uma desentupidora de ralo pode surpreender pelo preço. Aliás, é só analisar o custo-benefício para perceber que ficar tentando artimanhas para desentupir o ralo pode ficar bem mais caro.
Não se pode ignorar que ficar tentando desentupir um ralo também é cansativo e, com a desentupidora, esse processo acaba em algumas horas, com a certeza de a passagem da água ser recuperada.