13/06/2024

Entenda o desentupidor caseiro de ralo e se ele gera mesmo resultado

desentupidor caseiro de ralo

desentupidor caseiro de ralo

Ah, os desafios domésticos! Quem nunca se viu em apuros com um ralo entupido e pensou em soluções caseiras para resolver o problema? A ideia de um desentupidor caseiro de ralo pode parecer tentadora, mas será que vale a pena arriscar? Neste artigo, vamos mergulhar nos prós e contras dessa solução improvisada, destacando os riscos e apresentando alternativas mais seguras e eficazes. Preparado para desvendar os mistérios dos ralos sem cair em armadilhas caseiras? Vamos lá!

Quem nunca tentou usar soluções caseiras para diversos tipos de situações, não é? O problema é que o desentupidor caseiro de ralo, mesmo que não seja conhecido por tanta gente, acaba fazendo com que uma parte das pessoas até se coloque em risco. 

Infelizmente, o desentupidor caseiro de ralo não é anatomicamente seguro, mesmo sendo usado por diversas pessoas que não querem buscar uma desentupidora de ralo e nem mesmo comprar utensílios verdadeiros.

No entanto, não é apenas a segurança das pessoas que o desentupidor caseiro de ralo ameaça: ele também pode prejudicar o problema do ralo entupido. 

Por isso, para quem estava prestes a fabricar um desentupidor desse, aqui estão algumas explicações sobre porque isso é uma ideia ruim.

Do que é feito o desentupidor caseiro de ralo?

Primeiramente, esse é um desentupidor feito apenas com cabo de vassoura e com uma garrafa de refrigerante, sendo mais apropriado que se use a garrafa maior, de dois litros. 

A pessoa que quiser fazer esse desentupidor caseiro de ralo precisa usar um estilete para cortar a parte de baixo da garra fora. Dessa maneira, fica o bocal e um pouco mais da metade da garrafa pet.

Depois, é a hora de acoplar um cabo de vassoura ao bocal da garrafa, tendo a certeza de que ele está firme. Para garantir ainda mais isso, o recomendado é aplicar fita adesiva, como a fita isolante mesmo.

Pronto: na teoria, o desentupidor caseiro estaria pronto para que se retirasse as sujeiras do ralo e, com isso, a água voltasse a passar.

O desentupidor caseiro de ralo é cheio de riscos

O fato de o cabo desse desentupidor ser de madeira e de as pessoas precisarem de um pouco de força para gerar vácuo é o bastante para haver possibilidade de acidentes.

Afinal, quando a pessoa está forçando a sua mão com um cabo de madeira pode acontecer de um fiapo entrar na pele, podem ocorrer bolhas e muito mais. 

Outro problema é que, ao tentar fazer força para desentupir o ralo, é possível que o cabo acabe batendo no rosto da pessoa, também gerando uma lesão e, claro, não desentupindo nada. 

Pelo fato de o plástico da garrafa ser duro, ele não consegue vedar o ralo para haver vácuo e, portanto, não dá para desentupir com esse tipo de material.

Pelo preço, o desentupidor caseiro de ralo vale a pena?

Uma das razões que as pessoas apresentam para que o desentupidor caseiro seja usado é que ela querem economizar não comprando um desentupidor de verdade. Contudo, o desentupidor custa bem barato!

Pode ser nas lojas de utilidades domésticas, pode ser na Internet, pode ser no supermercado: os desentupidores de verdade não ficam por mais de R$ 20.

O custo para os desentupidores mais sofisticados, como as bombas, é um pouco mais caro, mas a verdade é que os utensílios simples também desentopem o encanamento da mesma maneira, dispensando o desentupidor caseiro. 

Outros métodos podem substituir o desentupidor caseiro de ralo

Para quem não quer comprar um desentupidor de verdade, há outras maneiras de fazer com que o ralo fique desentupido, como jogar bicarbonato nele. Contudo, é preciso que ele esteja misturado ao vinagre para que a sujeira seja dissolvida. 

Já os amantes de produtos ais tradicionais podem jogar o Diabo Verde no ralo, já que ele é muito poderoso para desentupir e também bastante conhecido. No entanto, é obrigatório um intervalo de seis horas para se usar aquele ralo de novo.

Para colocar o Diabo Verde no ralo, também é preciso tomar cuidado com relação à toxicidade dos componentes e usar uma luva de limpeza.

Fazer um orçamento com uma desentupidora de ralo é mais prático

Ainda que a intenção seja economizar, é certo que fazer um orçamento com uma desentupidora de ralo pode surpreender pelo preço. Aliás, é só analisar o custo-benefício para perceber que ficar tentando artimanhas para desentupir o ralo pode ficar bem mais caro.

Não se pode ignorar que ficar tentando desentupir um ralo também é cansativo e, com a desentupidora, esse processo acaba em algumas horas, com a certeza de a passagem da água ser recuperada.

Desentupidor Caseiro de Ralo: Solução Prática ou Risco Desnecessário?

O artigo aborda a questão do desentupidor caseiro de ralo, uma solução improvisada feita com cabo de vassoura e garrafa PET, que, apesar de ser uma alternativa de baixo custo, apresenta vários riscos. Além de não ser anatomicamente seguro, o uso desse tipo de desentupidor pode não ser eficaz e ainda causar acidentes, como lesões por esforço ou impacto. O texto sugere que, embora a intenção seja economizar, existem métodos alternativos mais seguros e eficazes, como o uso de bicarbonato de sódio com vinagre ou produtos específicos como o Diabo Verde. Além disso, destaca que contratar uma desentupidora profissional pode ser mais prático e econômico a longo prazo, considerando o custo-benefício e a eficiência na resolução do problema.

Como é feito um desentupidor caseiro de ralo?
Utilizando um cabo de vassoura e uma garrafa PET de dois litros, cortando a parte inferior da garrafa e acoplando o cabo ao bocal, fixando-o com fita adesiva.

Quais são os riscos associados ao uso do desentupidor caseiro de ralo?
Riscos de lesões por esforço ou impacto, ineficácia na criação de vácuo para desentupimento e possibilidade de acidentes, como o cabo atingir o rosto.

O desentupidor caseiro de ralo é uma opção econômica?
Embora pareça econômico, desentupidores comerciais simples podem ser adquiridos por um valor acessível, tornando a opção caseira menos vantajosa.

Quais alternativas seguras existem para substituir o desentupidor caseiro?
Métodos como a aplicação de bicarbonato de sódio com vinagre ou o uso de produtos específicos para desentupimento, como o Diabo Verde.

Por que contratar uma desentupidora profissional pode ser mais vantajoso?
Contratar uma desentupidora profissional pode oferecer um melhor custo-benefício, resolvendo o problema de forma eficiente e segura, sem o esforço e riscos associados às soluções caseiras.