13/06/2024

Quem consome marmita fitness sabe que cuidar da saúde é primordial para uma vida mais plena, equilibrada e feliz. Um estudo da Universidade de Harvard publicado no JAMA Internal Medicine destaca que uma alimentação saudável aumenta a longevidade.

Nesse contexto, as marmitas com alimentos especiais têm ganhado cada vez mais espaço na rotina dos que fazem treinos em academias e buscam praticidade para manter a alimentação balanceada. Mas você sabia que é possível ganhar dinheiro fazendo marmitas fitness?

Neste artigo, vamos mostrar como entrar neste mercado e ter sucesso no segmento. Acompanhe a leitura!

O que é marmita fitness?

Marmita fitness é um tipo de refeição que prioriza alimentos saudáveis e ricos em vegetais, proteínas e carboidratos complexos. Ela é voltada para quem busca ganhar massa muscular.

É diferente da marmita fit, que tem como foco pessoas que fazem uma dieta para perder peso. Segundo a Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), a venda de suplementos como o whey protein aumentou 75% nos últimos cinco anos.

Esse é um indicativo de que o mercado fitness está em alta. Além disso, o relatório do Brasil Food Trends destaca um crescimento de 12,3% ao ano da alimentação saudável no país.

Dicas para empreender vendendo marmita fitness

Para começar do jeito certo, você precisa de um bom planejamento. Então, confira nossas dicas para ter um negócio rentável!

Faça uma pesquisa de mercado

Para fazer uma pesquisa de mercado no nicho de marmita fitness , você pode seguir estes passos:

  • Identifique quem é o seu público-alvo e quais são os hábitos alimentares
  • Descubra quem já está no mercado e como eles estão se posicionando
  • Pesquise os preços e determine um valor competitivo que seja interessante para o seu negócio
  • Avalie a demanda pelo produto na sua região.

Economize para começar o negócio

Muitas vezes os empreendedores enfrentam dificuldades para iniciar um negócio por falta de recursos. Para contornar esse problema, você pode economizar para a compra de insumos e instrumentos de trabalho. Outra opção é pedir empréstimos ou solicitar a ajuda de familiares.

Tenha um cardápio variado

Ter um cardápio diversificado fará toda a diferença para que você se destaque de outras empresas. Na verdade, as pessoas não gostam de comer a mesma refeição todos os dias.

Por isso, se você quiser clientes regulares, o ideal é variar os ingredientes. Veja algumas dicas de cardápio:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Peito de frango grelhado Lombo assado Carne vermelha magra Omelete de espinafre Almôndega de frango com aveia Carne de panela desfiada
Arroz integral e feijão Macarrão penne com quinoa Batata-doce Arroz integral e feijão Batata Arroz integral e feijão
Brócolis no vapor Berinjela assada Abóbora assada Couve-flor no vapor Brócolis no vapor Chuchu refogado
Salada de alface, tomate e pepino Salada de rúcula, abacate e tomate cereja Salada de couve, beterraba e cenoura Salada de alface, tomate e cenoura Salada de espinafre, tomate e cebola roxa Salada de agrião, tomate e palmito

Considere trabalhar com delivery

A praticidade do delivery é algo que vai impulsionar as suas vendas. Afinal, as pessoas preferem receber a marmita em casa, em vez de terem que se deslocar para buscá-la.

Preocupe-se com a segurança alimentar

É indispensável que o seu local de trabalho siga regras adequadas de higiene e de segurança alimentar. Assim, não haverá contaminação dos alimentos nem riscos de infecção alimentar.

Formalize o negócio

Embora até seja possível começar o negócio na informalidade, o ideal é que você formalize a atividade desde o início. Dessa forma, você terá acesso a direitos previdenciários e ficará em dia com as obrigações tributárias.

Posso vender marmita fitness como MEI?

Sim, você pode abrir um MEI para ter um negócio de marmita fitness. O CNAE é 5620-1/04, que se aplica a marmiteiro independente. Para formalizar o MEI, basta seguir essas etapas:

  • Crie uma conta no gov.br
  • Registre-se no Portal do Empreendedor, na seção Quero Ser MEI
  • Informe seus dados e endereço
  • Escolha um nome fantasia
  • Emita o certificado CCMEI
  • Pague o DAS MEI mensalmente.

Viu como é simples? Faça agora mesmo o seu cadastro MEI!