28/05/2024

6 dicas para não cair em fraude no mercado cripto

O mercado cripto é uma forma de investimento que vem atraindo muita gente. Porém, como todo investimento monetário, há quem use a promessa dos lucros altos para enganar quem não entende bem sobre criptomoedas, como a shiba inu coin.

Assim, a pessoa coloca todo o seu dinheiro no mesmo investimento, pensa que tem lucros acima da média, mas, quando pede o resgate, vê que foi enganada.

Para que isso não aconteça com você veja seis dicas para não cair em fraude no mercado cripto.

  1. Desconfie de quem garante a rentabilidade da criptomoeda

Em primeiro lugar, a imprevisibilidade faz parte de qualquer forma de investimento dentro do  mercado de moedas digitais. Consequentemente, não há como assegurar quanto o seu dinheiro irá render. Até moedas mais antigas, como o Bitcoin passam por momentos de desvalorização.

  1. Procure conhecer a empresa antes de colocar seu dinheiro no investimento 

Uma instituição financeira que trabalha com investimentos costuma ter registro nas entidades que regulamentam as moedas digitais.

Além de pesquisar sobre a empresa, é possível ver se ela está ligada a entidades como a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais bem como da CVM – Comissão de Valores Imobiliários.

  1. Cuidado ao informar os seus dados

Muitas fraudes financeiras tem o objetivo de reter informações pessoais das vítimas. O cadastro é parte usual de vários procedimentos. 

Entretanto, se a cada nova entrada de capital você tem que passar informações confidenciais tais como senhas, extratos e informações sobre outros investimentos, desconfie.

  1. Investidor não é responsável por captar novos investidores

Uma empresa idônea dificilmente irá te pedir para trazer amigos e parentes para o investimento no mercado cripto. Se o seu investimento depende que sempre entrem novos usuários, as chances de você estar em uma pirâmide financeira são altas.

Esse tipo de fraude simula o investimento, quando, na verdade, apenas usa o dinheiro de quem entrou para repassar aos primeiros usuários. Contudo, uma hora o sistema deixa de funcionar e todos perdem, pois não há investimento algum.

  1. Não transfira o dinheiro para intermediários

Surpreendentemente,  há quem finja ser funcionário de uma instituição e peça depósitos para aumentar seus lucros. Para evitar esse tipo de fraude no mercado cripto só faça depósitos para contas com CNPJ e que sejam realmente da empresa que faz o exchange da sua criptomoeda.

  1. Estude sobre o mercado cripto

De fato, o conhecimento em criptomoedas é o segredo de quem consegue lucratividade dentro desse mercado. Dedique uma parte do seu dia a entender o que está acontecendo com as principais moedas que deseja investir para perceber quais são as melhores opções de lucratividade.

Se acaso não tem tempo para se dedicar a estudos sobre moedas digitais e investimentos procure uma empresa que seja referência no assunto para tirar suas dúvidas antes de seguir em frente.

Seja como for, evitar fraude no mercado cripto não é tão complicado quanto parece. Use as seis dicas que descobriu aqui para ter segurança na hora de fazer seu investimento em criptomoedas.