03/05/2024

O Google Merchant Center é uma plataforma digital que permite fazer upload e anunciar produtos que sua empresa vende, para que os usuários possam navegar e comprar seu inventário no Google. Você pode fazer upload de produtos que vende on-line ou em seu local físico.

Quanto custa usar o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center é totalmente gratuito! Você pode fazer upload de seu inventário de produtos gratuitamente.

Você só paga se exibir anúncios do Google Shopping . O custo depende do tipo de modelo de pagamento. Existem dois principais modelos de pagamento:

Custo por clique (CPC): Com esse modelo de pagamento, você paga toda vez que alguém clica no seu anúncio.

Custo por engajamento (CPE): o modelo CPE cobra de você quando alguém expande um anúncio recolhido e interage com ele por mais de dez segundos, bem como rola ou toca em um anúncio.

Como configurar uma conta do Google Merchant Center?

Se você quiser saber como configurar uma conta do Google Merchant Center para sua empresa, siga estas etapas:

1. Crie uma conta

Para começar a usar o Google Merchant Center, você precisa criar uma conta. Essa conta pode ser uma conta do Gmail ou do perfil comercial do Google . Se você já tiver uma, poderá usar essa conta para fazer login no Google Merchant Center.

2. Visite o site do Google Merchant Center

Depois de criar sua conta, visite o site do Merchant Center. Clique em “Começar” para configurar seu perfil do Merchant Center.

3. Insira suas informações comerciais

Em seguida, insira as informações da sua empresa. Você inserirá informações como país, nome e URL do site da sua empresa. Além disso, você adiciona detalhes de contato, como seu nome e endereço de e-mail.

4. Carregue seus produtos

Para exibir anúncios do Google Shopping e anúncios de inventário local , primeiro você precisa fazer upload de seus produtos. Você deseja criar um catálogo de produtos que pode escolher para promover no Google. Para fazer upload de produtos, você precisa criar um feed do Google Merchant Center.

  • Este feed é a fonte de dados que o Google usa para criar seus anúncios. Siga estas etapas para adicionar seus produtos:
  • Faça login na sua conta do Google Merchant Center
  • Vá para a categoria “Produtos” e clique em “Feeds”
  • Clique no sinal “+”
  • Carregue as informações do seu catálogo em um arquivo .TXT ou .CSV (ou insira os dados manualmente)
  • Envie seu feed

Você pode fazer upload de todo o seu inventário em seu feed. O Google permite que você carregue seus dados de:

  • Planilhas Google
  • Busca programada
  • Arquivo enviado

Ao fazer upload de produtos, inclua informações importantes, como o produto:

  • Título
  • Descrição
  • Link
  • Link da imagem
  • Disponibilidade
  • Preço
  • Categoria
  • Marca

5. Mostre seus produtos

Depois de enviar seus produtos, você pode começar a exibi-los. De anúncios do Shopping a anúncios de inventário local, você pode usar o Google Merchant Center para ajudar as pessoas a descobrir seus produtos.

Publicidade com o Google Merchant Center

Agora que você sabe como configurar uma conta do Google Merchant Center, descobrirá que tem algumas novas opções de publicidade. Você tem duas opções principais para anunciar por meio do Google Merchant Center:

1. Anúncios do Google Shopping

O formato de anúncio mais popular no Google Merchandise Center são os anúncios do Google Shopping. Esses anúncios aparecem na parte superior dos resultados de pesquisa e exibem seus produtos, juntamente com produtos de outras empresas, em um formato semelhante a um carrossel.

2. Anúncios de inventário local

Os anúncios de inventário local permitem que você exiba seus produtos para compradores próximos. Ao exibir esses anúncios, as pessoas verão uma página do Google para sua loja. Os compradores podem então olhar para esta vitrine e ver seu inventário, horário de funcionamento, direções e muito mais.

Com essa opção, você pode informar aos compradores que você tem o que eles estão procurando e que eles podem visitar sua empresa para obter o produto.

Então, qual é a diferença entre os anúncios de inventário local e os anúncios do Google Shopping? A diferença mais significativa é que os anúncios de inventário local exigem que você tenha uma loja física. Esses anúncios atraem leads locais para sua loja, portanto, se você não tiver uma loja física, não poderá exibir esses anúncios.

Os anúncios do Google Shopping, por outro lado, podem ser executados por empresas de comércio eletrônico e lojas físicas.

O que é o feed do Google Merchant Center?

O feed do Google Merchant Center, também conhecido como feed de compras do Google ou feed de dados do produto, é a planilha que organiza todas as informações do seu produto. Esta folha torna mais fácil para o Google entender seus produtos e o que você tem a oferecer.

O feed de dados do produto é vital porque o Google o usa para criar seus anúncios.

Quando você exibe anúncios do Google Shopping, o Google cria os anúncios para você, portanto, precisa de todas as informações do seu produto para criar um anúncio relevante e colocá-lo nos resultados de pesquisa corretos.