maio 18, 2022

Cansado de manhã? – Tome um banho frio

Está escuro quando você acorda e tem que começar o dia e está escuro quando é hora de ir para casa do trabalho?

Estar cansado quando está escuro lá fora é completamente natural, ainda mais se você usa oleos essenciais relaxantes para te ajudar a dormir.

Quando começa a clarear, o corpo sinaliza que é hora de acordar secretando cortisol e quando começa a escurecer à noite, o corpo secreta melatonina que ajuda você a adormecer. Não é de admirar que você se sinta cansado pela manhã quando ainda está escuro lá fora.

Mas há um truque que você pode usar que é muito eficaz para se animar adequadamente e que também traz vários outros benefícios à saúde. Ou seja, o banho frio!

Pule o café – comece a tomar banho frio!

Se você costuma pegar a xícara de café, mas sente que seu efeito começou a diminuir para curar sua fadiga matinal, um banho frio pode ser exatamente o que você precisa.

Pessoalmente, gosto de começar a manhã com um banho frio durante a semana de trabalho para começar o dia, me animar e melhorar meu bem-estar.

No começo, não foi uma experiência agradável ficar em um banho gelado de manhã cedo, posso admitir isso facilmente, mas depois de fazer isso por um tempo, não parece tão desafiador.

5 benefícios do banho frio / banho frio

Junte-se a mim e vou lhe contar mais sobre por que os banhos frios podem ser bons para implementar em sua rotina diária.

1. Pode fortalecer o sistema imunológico.

Diz-se que os banhos frios funcionam como um método preventivo contra resfriados, gripes e infecções.

Em um experimento no qual jovens atléticos foram imersos em água a 14 graus, três vezes por semana durante seis semanas, foi observado um aumento na quantidade de glóbulos brancos. Especificamente monócitos e linfócitos.

Os monócitos ajudam a eliminar bactérias, vírus e toxinas, enquanto os linfócitos são indiretamente responsáveis ​​por cuidar de patógenos e materiais estranhos.

2. Melhore a circulação sanguínea.

Alternar entre água quente e fria durante o banho é uma maneira fácil de melhorar a circulação sanguínea.

Quando estamos expostos à água fria, os vasos sanguíneos se contraem, o que fará com que o sangue seja transportado sob maior pressão.

Quando frio, o sangue flui primeiro para os órgãos vitais para mantê-los aquecidos, o que aumenta a circulação sanguínea total do corpo, o efeito oposto acontece com o calor.

Em vez de contrair, os vasos sanguíneos relaxam e dilatam e a pressão sanguínea cai. Ao variar entre água quente e fria, você pode melhorar o fluxo sanguíneo afetando a pressão arterial.

3. Controle de temperatura

Os banhos frios podem ajudar no controle da temperatura do corpo, causando um tipo leve de estresse que leva o próprio corpo a aumentar sua temperatura através de seus mecanismos internos ( termogênese ), como tensão muscular e outras atividades musculares formadoras de calor, por exemplo, da sistema respiratório. Se você tiver problemas com mãos e pés frios, banhos frios regulares podem ajudar.

4. Alivie a depressão

Em um estudo feito em 2008, os pesquisadores testaram o uso de chuveiros frios para aliviar os sintomas da depressão. As pessoas no estudo foram autorizadas a tomar banho duas vezes por dia em água a 20 graus por 2-3 minutos, então não muito frio. 

Os resultados do estudo mostraram que banhos frios podem ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

A razão, acreditam os pesquisadores, é porque os banhos frios estimulam a produção de norepinefrina, que se acredita ser capaz de neutralizar a depressão, no entanto, essa é uma hipótese que requer mais pesquisas para ser validada.

Existem estudos que indicam o efeito oposto da norepinefrina, ou seja, o bom humor e o humor elevado estão associados a baixos níveis de norepinefrina. A noradrenalina é o precursor da adrenalina e é um hormônio do estresse que é um importante neurotransmissor no sistema nervoso simpático. O sistema nervoso simpático é ativado durante o estresse, por exemplo, ao tomar um banho frio.

5. Melhor gerenciamento do estresse

Tomar banhos frios regularmente, ou um mergulho frio no mar, pode ajudar o corpo a endurecer e aumentar sua tolerância ao estresse.

Um estudo de 1994 encontrou uma redução drástica nos níveis de ácido úrico em pessoas que nadavam no inverno. Houve também um aumento na produção de glutationa, que é o antioxidante mais poderoso do organismo.

O resultado do estudo pode ser interpretado como o resultado de que o resfriamento temporário regular, por exemplo, chuveiros frios ou banhos de inverno forçam o corpo a se adaptar ao estresse oxidativo recorrente e, assim, tornar-se mais eficiente para lidar com diferentes tipos de estresse.

Conclusão

Banhos frios podem ser bons para implementar em sua rotina diária. A água fria expõe o corpo a uma forma leve de estresse que força o corpo a se adaptar.

Um banho frio rápido pela manhã é uma maneira eficaz de se animar se você estiver cansado pela manhã. A água fria gera a secreção do hormônio do estresse do corpo, que ajuda você a acordar.

Há mais maneiras de se dizer que os banhos frios melhoram a saúde do que as que abordei neste artigo. Entre outras coisas, diz-se que banhos frios podem ajudar na queima de gordura, aumentar o metabolismo e contribuir para uma respiração mais profunda.

Para finalizar, você ainda pode optar por usar um difusor de aromas com óleos essenciais para reduzir o estresse diário e melhorar o sistema auto imune, pois os benefícios para a saúde física e mental ajudam no bem-estar assim como o banho gelado.