maio 18, 2022

Carros elétricos: os prós e contras da modernização

Você já ouviu dizer que “a única coisa constante na vida é a mudança”? Essa frase do filósofo Heráclito é antiga e nos prova que o mundo de hoje é sempre menos inovador do que o de manhã. É assim em tudo, inclusive quando falamos em carros elétricos.

Há 20 anos atrás, eles eram apenas um sonho. Hoje, estão circulando pelas cidades brasileiras, ainda que discretamente. No entanto, no futuro, eles estarão disponíveis até mesmo para quem prefere o aluguel de carros.

Tanta novidade gera dúvidas e poucas pessoas param para avaliar os prós e contras de um veículo elétrico. Este post esclarece questões importantes sobre a modernização e te ajudará a responder a pergunta que não quer calar: “os carros elétricos valem a pena”? Acompanhe!

Vantagens dos carros elétricos

Será que comprar ou alugar um carro elétrico é mesmo uma decisão inteligente? Para chegar a uma conclusão confiável, é necessário analisar os prós e contras desses veículos. Então, que tal começarmos pelas suas vantagens? Confira!

Pode te ajudar a economizar dinheiro

Quem nunca reclamou do preço da gasolina, não é mesmo? Essa é uma queixa comum do brasileiro, que precisa conviver com aumentos constantes. Já pensou não precisar mais frequentar postos de combustíveis?

A verdade é que é possível economizar muito dinheiro substituindo o álcool ou gasolina pela eletricidade. Pesquisas mundiais afirmam que os custos podem ser reduzidos em até 50%, o que é um grande ponto positivo para o modelo.

Na prática, estamos falando de uma economia que pode ser revertida para diversos aspectos do seu orçamento pessoal e familiar. É possível investir, pagar dívidas, viajar ou se dedicar a um novo hobby.

A eletricidade é uma fonte de energia renovável

Todo mundo sabe que o petróleo é um recurso finito. Isso quer dizer que seus derivados, como a gasolina e o diesel também são. Em algum momento eles deixarão de existir e isso não é nenhuma previsão mirabolante.

Com as mudanças climáticas das últimas décadas, a forma como extraímos recursos naturais da Terra começou a chamar ainda mais atenção. É aí que os carros elétricos surgem como uma alternativa “limpa” para o futuro.

Diferentemente da gasolina, a eletricidade pode vir de fontes renováveis, como a energia eólica e energia solar. Além de mais baratas e infinitas, elas poluem menos.

Ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa

Se você é alguém que se preocupa com o futuro do planeta e com a sustentabilidade, é certo que já pensou no quanto os carros convencionais são poluentes, não é mesmo?

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos é que eles podem afetar menos o meio ambiente. Pesquisas já apontaram que veículos tradicionais estão entre os principais emissores de gases de efeito estufa na atmosfera.

Por outro lado, aqueles que têm motor elétrico não contam com escapamento e não liberam gases quando estão em funcionamento. Obviamente, isso não significa que não exista impacto ambiental, visto que a energia pode vir da queima do carvão ou do gás natural. Por isso, é interessante apostar nas energias renováveis e sustentáveis que citamos anteriormente.

Exigem menos manutenção

Via de regra, carros elétricos demandam menos manutenção do que os convencionais. Afinal, você não precisa se preocupar em trocar o óleo e o filtro de óleo do motor, por exemplo. 

Além disso, a mecânica e a tecnologia aplicada nesses modelos são muito superiores. Eles são projetados para superar antigos problemas dos carros comuns, sendo mais confiáveis e duráveis.

Não fazem barulho

Quem mora em grandes centros urbanos sabe bem como a poluição sonora é preocupante. Carros comuns podem ser muito barulhentos, já os elétricos são extremamente silenciosos.

Podemos afirmar que esse é um ponto positivo importante, uma vez que contribui para a melhor qualidade de vida de toda a sociedade. Já pensou como o trânsito pode ser menos estressante e cansativo só por ser mais silencioso?

Desvantagens dos carros elétricos

Toda decisão inteligente é tomada com base em dados confiáveis e análises estratégicas. Não dá para levar em consideração só o que dizem de bom sobre os carros elétricos. Você precisa entender as desvantagens desse modelo para fazer uma escolha realmente segura. Confira!

Carros elétricos custam caro no Brasil

Pode ser que isso mude no futuro, mas os carros elétricos custam caro no Brasil. Embora a economia com combustível seja real, é preciso fazer algumas contas para verificar se o custo de aquisição não prejudica seus objetivos de reduzir gastos.

Sobre isso, é válido destacar dois fatores importantes. O primeiro é o crescimento da tendência do aluguel de carros. Muitas pessoas já estão aderindo ao conceito de pagar pelo uso e, nesse caso, andar em um carro elétrico pode ser muito mais barato do que pensamos.

O segundo fator é que já existem modelos híbridos no mercado. Em alguns casos, eles podem ser mais baratos. Porém, é fundamental colocar todas as despesas na ponta do lápis para escolher qual a melhor opção.

O carregamento pode demorar

Quem tem um carro elétrico não pode simplesmente ir até a bomba e carregar seu veículo em poucos minutos. A verdade é que o processo de carregamento pode ser um pouco lento.

Esse tempo varia conforme o modelo e fabricante, mas pode variar entre 4 e 20 horas. Isso exige planejamento e, se possível, a aquisição de uma estação de carregamento para a sua residência.

Você pode ter dificuldades para fazer longas viagens

Um dos maiores pontos negativos dos carros elétricos é que eles podem não suportar longas viagens sem a necessidade de um carregamento. A autonomia dos veículos oscila bastante, mas tem uma média de 250 km.

Como o Brasil ainda tem poucas estações de abastecimento espalhadas pelas estradas, isso pode ser um problema para muitas pessoas. Daí a importância de verificar todos os detalhes com atenção antes de se fazer esse investimento.

O seguro do carro elétrico é mais caro

Outro detalhe que vale a pena conferir é o valor do prêmio do seguro do carro elétrico. Em geral, ele é mais caro do que o do carro comum. Os motivos são simples: além de serem mais caros, o custo de um reparo pode ser mais alto.

Por esse motivo, as seguradoras tendem a cobrar um valor diferenciado para esses modelos. O ideal é pesquisar e comparar antes de assinar. Afinal, ficar sem essa proteção não é uma boa ideia.

Afinal, vale a pena investir no carro elétrico?

Depois de tudo o que você leu, ficou claro que existem pontos positivos e negativos a serem avaliados sobre os carros elétricos. Porém, podemos dizer que esse é um futuro promissor. A tecnologia evolui dia após dia e até mesmo essas desvantagens poderão ser superadas.

Sendo assim, o ideal é ficar sempre de olho nas novidades, estudar o assunto e, quando chegar a hora, aproveitar todos os benefícios em andar em um carro moderno e 100% elétrico.