14/08/2022

Como fazer uma pintura profissional na parede?

Às vezes você quer mudar a aparência da sua casa, mas está com pouco dinheiro e não pode investir em móveis novos. Mas você já pensou que apenas mudando a cor do ambiente, ele já fica com um visual diferente?

Então aqui vão algumas dicas para quem não aguenta mais gastar tanto dinheiro! Você não tem dinheiro para pagar alguém para pintar uma parede? Então, vá arregaçando as mangas e suje as mãos com nosso guia de passos para não errar na hora de pintar suas paredes.

Antes de começar a pintar a parede, você deve remover os móveis e objetos próximos ou nas paredes que você está pintando

O primeiro passo é remover qualquer coisa que possa ter sido manchada durante o processo de pintura, como móveis encostados nas paredes de sua escolha.

Dentro das plataformas de cursos online, há diversos Cursos de Pintura Grátis que vão lhe ajudar a compreender melhor sobre a área.

Vamos lá?

  1. Limpe a parede antes de pintar

Um passo muito simples, mas totalmente importante com o objetivo de garantir uma pintura perfeita é limpar as paredes antes de pintar. Algumas sujeiras como poeira, sujeira ou umidade podem afetar a pintura, por isso, antes de colocar as mãos na massa, limpe as paredes que deseja pintar com um pano seco e limpo. Agora, se as paredes que você está pintando estão ficando mofadas, é recomendável lixar com o objetivo de removê-las.

  1. Saiba misturar as tintas

Calcule quanto de tinta você irá gastar. Pois, se faltar tintas, você deverá misturar. Como a maioria dos pintores profissionais sabe, pode haver diferenças sutis nos tons de tinta de lote para lote, portanto, se o produto a ser usado for de um lote diferente, misture-os sempre em um recipiente antes de usar para deixá-los uniformes e não sombreados.

  1. Dobradiças protegidas

Se você estiver pintando uma porta em vez de uma parede, preste atenção especial às dobradiças. Uma dica para evitar portas que não fecham ou abrem é passar um pouco de vaselina nas dobradiças, as ferragens ficarão gordurosas, evitando que a tinta grude no material.

  1. Cubra o chão com plástico em vez de papelão

Ao proteger seus pisos, esqueça plásticos e lonas. Se o pintor pisar na tinta molhada e se movimentar pelo ambiente, esses materiais podem dificultar a secagem da tinta escorrendo ou pingando, permitindo que ela se espalhe com facilidade. A dica aqui é usar papelão para absorver a tinta rapidamente.

  1. Adeus, cheiro de tinta!

Para não dar um cheiro forte de tinta na casa do seu cliente por alguns dias, aqui vai uma dica para adicionar três gotas de extrato de baunilha por galão de tinta. Esse truque deixa o quarto que você está pintando com um aroma mais agradável.

  1. Encontre o final perfeito

Para evitar bagunça e excesso de tinta nos rodapés, comece pintando as paredes do centro em direção ao chão para que o pincel atinja os rodapés mais secos. Mas para garantir um acabamento perfeito, uma dica é cobrir o rodapé com a fita mais grossa, e usar uma régua com o objetivo de garantir a aderência da fita.

  1. Use o clima a seu favor

É fundamental sempre ficar de olho na previsão do tempo. Se o tempo estiver muito úmido, a tinta tende a demorar mais para secar. Se o tempo estiver muito seco, a tinta tende a se espalhar com tanta facilidade e deixará manchas nas paredes. Uma dica é evitar pintar em dias em que a umidade esteja abaixo de 15%.

  1. Tire a tinta descascando e lixe

Se a parede selecionada já estiver pintada, certifique-se de que nenhuma parte dela esteja caindo. Se sim, retire o máximo que puder com a ajuda de uma espátula. Caso contrário, apenas lixe tudo para remover possíveis imperfeições da superfície. Ah, e se algum canto estiver irregular, é só colocar massa.

  1. Proteja o que você não pinta

Se você for pintar apenas uma parede, prenda todos os quatro cantos com fita adesiva com o objetivo que a tinta não manche as laterais, o teto ou os rodapés. O ideal é usar uma mais grossa, que evitará melhor pequenos acidentes. O mesmo será válido para as janelas, então tome cuidado para não sujar mais tarde. Além disso, coloque o jornal no chão perto da parede, pois se a tinta pingar, você não precisa limpar depois.

Se você pintou suas paredes com vinho e agora quer pintá-las de verde claro, é claro que não funcionará tão bem. Então, pinte tudo de branco primeiro e depois pinte a cor de sua escolha. Comece aplicando o pincel nas laterais e nos cantos – você já os prendeu no lugar. Não se esqueça de remover o excesso de tinta para evitar irregularidades. Depois passe pelo rolo de pintura sem se preocupar em ser feliz! Os Cursos de Pintura apontam que é bom pintar em um movimento que seja ligeiramente diagonal com o objetivo que a tinta se espalhe da melhor forma.

  1. Aplique a quantidade de tinta necessária

Agora você pode pintar a cor de sua escolha! Siga os mesmos passos que já ensinamos, comece pelos cantos e depois passe pelo rolo. Repita esse processo até que você esteja realmente feliz com sua nova parede.

Finalmente, quando a tinta secar, retire qualquer fita adesiva que estava e recoloque as tampas que se referem aos soquetes etc. que foram removidos. prepare-se! Agora você tem uma parede totalmente novinha em folha e atualizou a aparência do seu lar sem gastar muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.