maio 18, 2022

Como funcionam os portos do Brasil?

Afinal, como funcionam os portos do Brasil? O Brasil é um país com uma longa faixa de litoral, com mais de 8500 km navegáveis. Possui um setor portuário bem desenvolvido, responsável por mais de 90% de todas as exportações e importações. 

Se você tem interesse em saber um pouco mais do sistema portuário brasileiro, acompanhe esse artigo!

Primeiramente, é importante saber que o órgão que administra os portos do Brasil é chamado de Secretaria de Portos da Presidência, gerenciada pelo Ministério dos Transportes. Ele é responsável por fazer uma gestão sábia, formulando e implementando medidas, programas e projetos. 

Outra função do SEP-PR é ter uma participação em processos de planejamento estratégico. Com isso é muito mais fácil aprovar planos coesos, que façam mudanças no setor portuário brasileiro.

Vamos saber um pouco mais sobre os portos do Brasil agora mesmo!

Vejamos como funcionam os portos do Brasil

Sobre o Porto de Santos

Como funcionam os portos do Brasil? Bem, esse é o maior porto do Brasil! Localizado na cidade de Santos, ele é responsável por atender a demanda de aproximadamente 26 estados. 

É também um dos mais movimentados de toda a América Latina, ganhando um espaço importante na economia paulista também.

Graças a sua grande relevância para a cidade, o Porto de Santos é considerado o melhor estruturado. Aproximadamente 90% da base industrial dele está em um raio de 200 km de porto. Além disso, mais de 25 % do comércio exterior está nas mãos dele.

Com certeza é um local extremamente importante e estratégico para a economia brasileiro. No entanto, nem tudo é tão bom assim. Os horários de trabalho são incorretos, sobrecarregando a força de trabalho e gerando problemas como greves com certa frequência.

De toda forma, ele oferece alguns importantes produtos que são comercializados, alguns deles são:

  • Açúcar;
  • Café;
  • Milho;
  • Soja;
  • Carga de Contêineres;
  • Sal;
  • Trigo;
  • Polpa Cítrica;
  • Suco de Laranja;
  • Papel;
  • Automóveis.

Esses e alguns outros produtos importantes podem entrar nessa lista, alguns com menos intensidade, mas com um bom valor para o mercado.

A administração direta do porto é feita pela Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo).

Vitória – ES

Como funcionam os portos do Brasil? Bem, o litoral brasileiro abriga alguns estados bem conhecidos. Além das belas praias na região de Vitória, existe também um desenvolvimento de atividades portuárias em evidência, fazendo com que determinadas funções sejam praticadas no local.

No entanto, algo que pode atrapalhar um pouco é que o porto de Vitória é um dos que mais necessita de investimentos. 

Principalmente em sua infraestrutura, já que o acesso de embarcações é bem restrito. Existem alguns projetos em andamento, mas ainda é incerto o que isso irá gerar e se vale a pena.

Mas, como dito antes, o potencial da capital capixaba é enorme. No geral, se busca transformar o complexo em uma das principais bases de apoio para a indústria petróleo/gás. Isso, considerando também que alguns outros complexos não estão preparados o suficiente.

Os produtos que podem ser encontrados em circulação no Porto de Vitória são: produtos voltados para atividade siderúrgica, cacau, cereais, ferro, mármore e granito, além de alguns outros dependendo da época do ano.

Porto de RJ

Como funcionam os portos do Brasil? Vamos um pouco mais para o lado do Espírito Santo, agora falando do Rio de Janeiro! A famosa cidade da Baía de Guanabara abriga o porto do Rio de Janeiro. Ele é administrado, de forma geral, pela Companhia de Docas do Rio de Janeiro.

Ainda há alguns problemas que podem ser destacados por conta da má manutenção das estradas e falta de canais secundários para o transporte de mercadorias. 

Há ainda um grande investimento para ser feito no porto de RJ, apesar do estado ser muito conhecido ele ainda peca nesse quesito.

E sim, graças a sua proximidade e importância na economia, o porto do RJ é ainda um dos mais importantes para o país, principalmente em valor dos bens e em tonelagens. 

Dessa forma, produtos como minério de ferro, manganês, trigo, petróleo e gás são extremamente importantes na circulação.

São Sebastião – SP

Como funcionam os portos do Brasil? Outro porto localizado em São Paulo. De fato, o porto de Santos é extremamente importante e gera ótimo resultados para a economia como um todo, no entanto, nos últimos anos outras possibilidades estão surgindo, principalmente com o porto de São Sebastião.

Com a saturação de Santos há uma necessidade de transferir alguns dos embarques para São Sebastião, por isso ele se torna tão importante para a economia paulista. 

O projeto de ampliação do porto envolve diversos projetos, no entanto, esses aguardam a aprovação de autoridades no assunto. 

Esse projeto acabou deixando muitos ambientalistas, investidores e políticos sem opção. É uma construção que causará danos à população local, por isso exige ainda mais comprometimento.

No Porto é encontrado vários produtos como sulfato de sódio, malte, cevada, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas em geral. 

Os produtos que são exportados, por sua vez, são: veículos, máquinas e outros equipamentos. 

Porto do Rio Grande

Como funcionam os portos do Brasil? Com relação ao desenvolvimento porto do Rio Grande, localizado em Rio Grande do Sul, deve ser um dos mais importantes. Isso porque há muitos pontos em ascensão com relação à logística portuária, além de vários projetos de expansão. 

Há também características geográficas que favorecem seu sucesso na região. Ele é administrado pelo governo gaúcho, está a cada dia se tornando mais importante para o Brasil e ganhando nome em toda a América do Sul.

Entre os principais exportados estão a soja- assim como o seu farelo-, trigo e arroz. Diversos países da América Latina recebem os produtos, além dos Estados Unidos e da China.