maio 18, 2022

O que é Energia renovável

Você sabe o que é energia renovável? É importante saber que esse modo de energia é produzido usando recursos naturais que são constantemente substituídos e nunca se esgotam.

Energia renovável é energia proveniente de fontes que são naturalmente reabastecidas, mas limitadas ao fluxo; os recursos renováveis são virtualmente inesgotáveis em duração, mas limitados na quantidade de energia disponível por unidade de tempo

Assim como existem muitas fontes naturais de energia, existem muitas tecnologias de energia renovável.

Confira os principais tipos de fontes de energia renovável:

  • Biomassa
  • Resíduos de madeira e madeira
  • Resíduos sólidos municipais
  • Gás de aterro e biogás
  • Etanol
  • Biodiesel
  • Hidrelétrico
  • Geotérmico
  • Vento
  • Solar

O que é energia de carbono zero ou baixo carbono?

A eletricidade gerada por nuclear não é renovável, mas é de carbono zero, o que significa que sua geração emite baixos níveis ou quase nenhum CO2, assim como fontes de energia renovável. 

A energia nuclear tem uma fonte estável, o que significa que não depende do tempo e terá um grande papel em fazer com que lugares como a Grã-Bretanha não tenham status zero.

Tecnologias comuns

  • Solar é um dos mais conhecidos
  • A energia eólica é mais difundida
  • A energia hidrelétrica (sendo uma das mais antigas).

O que é energia renovável – Confira alguns modelos

O que é energia solar?

A energia criada pelo calor e a luz do sol é chamada de energia solar. A energia solar é produzida quando a energia do sol é convertida em eletricidade ou usada para aquecer ar, água ou outras substâncias. 

A energia solar pode ser utilizada na criação de combustíveis solares, como o hidrogênio.

Existem dois tipos principais de tecnologia de energia solar, solar fotovoltaica e térmica solar:

1. Solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica (também conhecida como solar PV) converte a luz solar diretamente em eletricidade usando uma tecnologia conhecida como célula semicondutora ou célula fotovoltaica solar.

A forma mais comum de célula solar fotovoltaica é tipicamente envolta em vidro e uma estrutura de alumínio para formar um painel solar. Um ou mais painéis podem ser instalados para alimentar uma única luz, cobrir o telhado de uma casa para uso residencial, ou ser montados em uma fazenda solar em grande escala gerando centenas de megawatts de eletricidade.

Os painéis solares fotovoltaicos são atualmente o tipo mais difundido de tecnologia solar fotovoltaica, porém outros tipos de energia solar fotovoltaica estão sendo desenvolvidos para aplicações direcionadas, incluindo PV que podem ser integrados em edifícios, PV flexível e até tinta FOTOvoltaica.

2. Térmica solar

A térmica solar converte a luz solar em calor (também conhecido como energia térmica), que pode ser usado para uma variedade de propósitos, incluindo a criação de vapor para conduzir um gerador de eletricidade. 

Essa energia pode ser usada para conduzir um ciclo de refrigeração para fornecer resfriamento à base de energia solar.

Existem dois tipos principais de tecnologias térmicas solares.

  1. A tecnologia térmica em pequena escala é usada para aquecer o espaço ou a água (como em um sistema de água quente solar).
  2. A térmica solar concentrada colhe o calor do sol para produzir geração de energia em larga escala. Ele usa um campo de espelhos para refletir a luz solar em um dispositivo chamado receptor, que transfere o calor para um sistema de armazenamento de energia térmica. A energia pode então ser liberada do armazenamento, conforme necessário. 

O que é energia eólica?

Este tipo de energia é a eletricidade gerada pelo aproveitamento do vento. As turbinas eólicas usam a energia do vento para girar um gerador elétrico, que produz eletricidade.

As turbinas eólicas estão comumente localizadas em colinas ou perto do oceano. Em alguns países, as turbinas eólicas também foram construídas no oceano, flutuando na superfície ou usando pilares gigantes que se estendem até o fundo do mar.

As turbinas eólicas vêm em várias formas, embora o moinho de vento seja o mais comum. Algumas empresas internacionais também estão explorando o “vento aéreo”, que funciona como uma pipa gigante.

Como o vento não sopra continuamente, pesquisadores desenvolveram maneiras de usar energia do vento que também ajudam a manter um fornecimento confiável de eletricidade, como emparelhar parques eólicos com fazendas solares e/ou armazenamento de energia, como baterias

O que é energia hidrelétrica?

O que é energia renovável? A hidrelétrica converte a energia de mover água em eletricidade. Inclui uma série de tecnologias de geração e armazenamento, predominantemente hidroeletricidade e Armazenamento de Energia Hidráulica Bombeada. 

A energia hidrelétrica é uma das mais antigas e maduras tecnologias energéticas, e tem sido usada de várias formas por milhares de anos.

A energia hidrelétrica agora fornece algum nível de geração de eletricidade em mais de 160 países.

Como é produzida a hidroeletricidade?

A hidroeletricidade é produzida pela passagem de água, geralmente a partir de um reservatório ou represa, através de um gerador de eletricidade conhecido como turbina. 

À medida que a água passa pelas pás da turbina, ele conduz o gerador a converter o movimento em energia elétrica.

Tecnologias de aproveitamento de energia

  • Energia geotérmica
  • Bioenergia
  • Energia oceânica.

Tecnologias de fortalecimento de grade

  • Armazenamento de baterias
  • A tecnologia inteligente permite prever quando e onde a eletricidade é necessária.

O que é energia renovável? A energia renovável pode desempenhar um papel importante na segurança energética dos grandes países e na redução das emissões de gases de efeito estufa. 

O uso de energia renovável pode ajudar a reduzir as importações de energia e reduzir o uso de combustíveis fósseis, que é a maior fonte de emissões de dióxido de carbono de países como os Estados Unidos.

Sobre o que é energia renovável, você observou que muito contribui para o meio ambiente e para o bolso dos consumidores, espero que tenha gostado, até a próxima!