maio 18, 2022

Como iniciar um escritório de coworking

Se você está interessado em começar um bom coworking, pode se sentir intimidado pelo trabalho que tem pela frente: desde levantar o dinheiro necessário até decidir o modelo de negócio ou encontrar uma forma de se destacar em meio à crescente concorrência, os desafios não são poucos. Este guia oferece alguns elementos importantes a serem considerados ao calibrar seu projeto. Siga essas dicas e você terá um ótimo começo!

A abertura de milhares de novos escritórios de coworking a cada ano é um fato que deixa clara a grande demanda por novos tipos de espaços compartilhados. No entanto, criar um escritório de coworking próspero não é uma tarefa fácil. Para fazer isso, você precisará construir uma base sólida desde o início. Algumas dicas que podem ajudá-lo na avaliação do seu projeto:

  1. Reúna informações sobre interesses anteriormente

Antes de se concentrar totalmente em seu projeto, você pode organizar reuniões preliminares para ter uma ideia de quem são as pessoas, quais são seus interesses e necessidades. Neste ponto, é realmente fácil retificar seus planos, então você deseja reunir o máximo de informações possível!

Assim que você começar a pagar o aluguel de um espaço, o encargo do aluguel manterá seus pensamentos ocupados. Livre-se de toda a pressão que puder, dedicando um tempo para encontrar e atrair as pessoas que se tornarão seus parceiros quando você abrir. 

  1. Tente obter pequenas vitórias

Organize eventos pop-up de coworking ou encontre pessoas para trabalhar com você para organizá-los. Ao escolher um espaço, é melhor manter o tamanho reduzido; se você preencher o espaço rapidamente, você pode usar isso para justificar mais suporte para um espaço maior. 

Aproveite o sucesso de cada um de seus empreendimentos incrementais, de encontros casuais a encontros mais formais, eventos pop-up de coworking com certa regularidade e muito mais.

  1. Escolha e procure um modelo de negócio sustentável

Hoje, existem alguns modelos de negócios comprovados e sustentáveis ​​para escritórios de coworking, então você não deve improvisar. Você pode misturá-los e combiná-los livremente. Estes são:

A – Coworking + escritórios esta é talvez a opção mais popular. Espaços de escritórios privados são centros com benefícios comprovados. Se oferecido em um espaço que também abriga uma comunidade dinâmica de cooperados, é muito mais tentador! 

B- Coworking + agendamento de eventos e treinamentos, um calendário de eventos bem planejado tem duas vantagens: proporciona mais uma fonte de receita e, ao mesmo tempo, proporciona um fluxo natural de potenciais novos parceiros para o seu espaço. Para isso, você tem várias opções: pode produzir seus próprios programas ou trabalhar com terceiros para fornecer o conteúdo. Você pode cobrar pela programação ou encontrar patrocinadores para cobrir os custos. Você pode se concentrar em habilidades e conhecimentos técnicos, de design e empreendedorismo, ou criar uma oferta que possa ser revisada. Você pode se concentrar nas noites e nos fins de semana, ou ter uma programação contínua ao longo da semana.

C – Coworking + consultoria Um dos modelos mais sustentáveis ​​de eficácia comprovada para pequenos escritórios de coworking, um modelo que tira partido da relação simbiótica que existe entre uma consultoria e uma comunidade de coworking. Existem duas grandes vantagens nessa abordagem. Em primeiro lugar, o risco é compartilhado entre duas empresas: desde que uma tenha um bom desempenho, pode compensar os tempos mais lentos da outra. Em segundo lugar, um escritório de coworking pode fornecer uma excelente fonte de talentos e projetos para consultoria, enquanto a consultoria pode fornecer excelentes oportunidades de carreira para parceiros. Todos ganham! Se você não tem sua própria consultoria, pode firmar parceria com uma já existente que busca melhorar seu espaço. Algumas opções: empresa de desenvolvimento web, empresa de design, empresa de publicidade ou marketing, pequena empresa de produtos. 

D – Coworking em um local subutilizado, uma tendência mais recente no mundo do coworking é a utilização de espaços que muitas vezes estão vazios e são convertidos em escritórios de coworking durante o horário de expediente. Se você deseja manter os custos baixos e chegar a um acordo para sair do problema rapidamente, considere a parceria com um restaurante ou igreja local! 

E- Coworking em associação com a cidade O impacto econômico positivo de um escritório de coworking de sucesso na comunidade é incrível. Avalie a possibilidade de adequar o seu projeto aos objetivos traçados pelos diversos departamentos e agências da sua cidade, onde poderá encontrar oportunidades de acesso a capital, publicidade e espaço. O mais importante é que você tenha um projeto sustentável de longo prazo em mente. Se você não escolher nenhuma dessas opções, lembre-se de que terá que abordar a questão da sustentabilidade ao longo do tempo. Caso contrário, você pode eventualmente fechar. 

  1. Obtenha toda a ajuda que puder

Não tente fazer tudo sozinho! Se outras pessoas aceitarem sua ideia, dê-lhes autoridade e encoraje-as a ajudá-lo a lidar com a multidão de coisas que estão por vir.

Convide estes colaboradores para o ajudarem a agendar eventos, darem a sua opinião sobre a sua marca, plantas, mobiliário e escolha do local, deixe-os ajudá-lo na criação do seu site e materiais … tudo pode ser delegado!

Dessa forma, não apenas sua vida ficará mais fácil, mas também convidará outras pessoas a se envolverem emocionalmente no projeto. Quanto mais gente perceber que o seu espaço é fruto de um esforço coletivo, mais atraente ele ficará!

  1. Seja humano

Os escritórios de coworking são especiais porque quebram barreiras ao conectar pessoas com experiências e disciplinas diferentes.

Use um tom pessoal, positivo e humano em suas comunicações e em suas interações. Mostre às pessoas como trabalhar de uma forma mais colaborativa e respeitosa do que estão acostumadas. E o mais importante…

  1. Organize encontros divertidos

As pessoas fortalecem seus laços quando fazem coisas divertidas juntas. Organize happy hours, celebrações marcantes, jantares, churrascos, noites de jogos, qualquer coisa que possa despertar a alegria entre as pessoas e tornar a sua comunidade especial.

Estes são os momentos que as pessoas vão lembrar e explicar para outras pessoas. Ao colocar essas sugestões e a mentalidade geral por trás delas em prática, você criará um espaço de trabalho compartilhado que não é apenas agradável, mas também uma comunidade verdadeiramente transformadora e memorável. Esta comunidade proporcionará a você e a seus integrantes maior produtividade, felicidade e amizade por muitos anos. 

Coworking é um movimento que está mudando a forma como interagimos e trabalhamos. 

Acesse também: Endereço Fiscal Ribeirao Preto