23/04/2024

Dermatologista indica os principais cuidados com a pele durante as festas juninas

A temporada de festas juninas chegou e além das delícias típicas, música animada e diversão ao ar livre, é importante não esquecer dos cuidados com a pele.

O Dr. José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Diretor Clínico da clínica Dermagynus, preparou algumas dicas importantes para aproveitar com segurança e manter a pele saudável.

  • Proteja-se do sol: Durante o dia, os raios UV estão presentes mesmo em dias nublados. Use um protetor solar de amplo espectro com FPS adequado para proteger a pele exposta. Aplique-o generosamente e reaplique a cada duas horas, especialmente se você estiver ao ar livre por um longo período.
  • Chapéu e roupas leves: Além do protetor solar, utilize chapéus de abas largas e roupas leves para proteger o rosto e o corpo do sol. Opte por tecidos leves e de cores claras, que ajudam a refletir os raios solares.
  • Hidratação é fundamental: O clima quente das festas juninas pode levar à desidratação. Certifique-se de se manter hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia. Além disso, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois elas podem desidratar ainda mais a pele.
  • Limpeza da pele: Após a festa, não se esqueça de fazer uma boa limpeza da pele para remover o excesso de suor, maquiagem e resíduos. Use um sabonete suave e adequado ao seu tipo de pele para evitar o acúmulo de impurezas.
  • Cuidado com as fogueiras: Se você for participar de uma fogueira, mantenha uma distância segura e evite ficar muito próximo do fogo. As altas temperaturas podem causar queimaduras na pele. Proteja-se usando roupas adequadas e evitando o contato direto com as chamas.
  • Hidratação pós-festa: Após a festa, aplique um hidratante corporal para reabastecer a pele e mantê-la saudável. Isso ajuda a restaurar a hidratação perdida devido ao calor e ao suor.

“Aproveite as festas juninas com moderação, se divirta e cuide da saúde e beleza da sua pele”, finaliza o Dr. Fraga.

Fonte:

Dr Jose Roberto Fraga Filho

Médico Dermatologista

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica

Médico Fundador e Diretor Clínico da Clínica Dermagynus desde 1992

Instagram: @dermagynus