maio 18, 2022

Desperdício de água: como evitar em sua empresa?

Seu negócio sofre com o desperdício de água? Infelizmente, esse não é um problema pontual. Milhares de gestores e empresários perdem dinheiro com o mau uso da água. E o pior: não conseguem identificar onde podem melhorar.

A verdade é que pequenos detalhes fazem muita diferença, até mesmo investir em manutenção periódica no purificador de água. Aliás, em um mundo cada vez mais preocupado com sustentabilidade, ignorar o problema não é uma boa ideia.

Que tal aprender a otimizar o uso da água em seu negócio? Selecionamos dicas importantes para empresas de todos os portes e segmentos. Confira!

Desperdício de água: entenda o tamanho do problema

Você já deve ter visto que as campanhas sobre o desperdício de água aumentaram nos últimos anos. O consumo responsável é uma pauta importante, principalmente para a sociedade atual — mais preocupada com sustentabilidade e responsabilidade social.

Cerca de 39,2% da água tratada no Brasil é perdida. O dado chama a atenção e mostra como precisamos evoluir. Afinal, estamos falando de perda de tempo, dinheiro e de um importante recurso natural.

Como consequência, já tivemos de enfrentar racionamentos e sofrer com a falta de água para atividades básicas do cotidiano. É por isso que o tema é tão importante e precisa ser debatido.

Como evitar o desperdício de água no contexto empresarial

Já falamos sobre o desperdício de água em um contexto geral, mas precisamos discutir melhor sobre o assunto dentro das empresas. Afinal, como o seu negócio pode contribuir para um mundo mais sustentável?

Nós reunimos alguns hábitos que já provaram ser efetivos e que podem ser incorporados ao dia a dia de qualquer empreendimento, de pequenos escritórios a grandes indústrias. Confira!

Conscientização da equipe

Nada é mais efetivo do que uma equipe consciente e engajada. Afinal, o empresário sozinho dificilmente alcançará os resultados desejados.

Quando o assunto é redução de desperdícios, você precisa trazer o seu time para perto e fazê-lo entender o quanto isso é importante. Então, converse, mostre os erros, ensine como fazer melhor e seja um verdadeiro líder — que é exemplo daquilo que prega.

Atenção às torneiras

No contexto empresarial, podemos dizer que as torneiras são uma das grandes vilãs do desperdício de água. Isso porque, é comum que clientes e funcionários as esqueçam abertas ou não fechem o registro adequadamente.

Esse simples ato pode custar caro no final do mês, principalmente porque se repete com muita frequência. Sendo assim, é importante deixar claro aos clientes sobre o quanto de água se perde com essas falhas e pedir que todos estejam sempre atentos.

Pense em estratégias de reutilização da água

Em alguns casos, é possível reutilizar a água. Você já parou para pensar sobre o assunto? Embora possa parecer complicado, algumas atitudes são simples e eficientes.

Que tal aproveitar a água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado para limpar o escritório, lavar banheiros ou molhar as plantas? Nesses casos, não é preciso fazer qualquer investimento adicional.

Caso queira um sistema mais completo, é possível contratar empresas especialistas em sistemas de reaproveitamento de água. Eles conseguem captar a água da chuva para aproveitá-las em atividades operacionais.

Faça manutenções periódicas no purificador de água

Os purificadores de água são equipamentos indispensáveis dentro das empresas. Afinal, eles garantem que seus clientes e funcionários tenham água gelada e de qualidade à disposição. 

Porém, para que o sistema funcione corretamente, é necessário que o equipamento esteja em sua máxima performance. A única forma de garantir isso é por meio de uma assistência técnica periódica

Além de comprar um produto de qualidade, com certificação no INMETRO, invista em uma manutenção programada, a fim de evitar desperdícios de água e outras falhas no purificador.

A importância de ser uma empresa sustentável

Muito se fala sobre o desperdício de água por parte dos consumidores residenciais. Entretanto, é preciso deixar bem claro que indústrias e empresas são responsáveis por consumir mais de 70% de toda a água distribuída no Brasil.

É evidente que todos devem fazer sua parte, mas não dá para empresários e gestores ignorarem seu importante papel para um mundo mais sustentável. Mais do que isso, é essencial entender como isso pode ser importante para o seu desenvolvimento.  

Entenda, a seguir, como essas atitudes podem favorecer seu negócio!

Melhoria da imagem empresarial

O mundo nunca esteve tão preocupado com questões ambientais como agora. O consumidor moderno é extremamente exigente quando escolhe seus fornecedores e a postura da empresa frente a um assunto tão sério pode ser decisiva.

Na prática, quando você se esforça para cortar desperdícios e investe em campanhas de conscientização, isso se reverte positivamente em sua imagem no mercado. Ser vista como uma marca séria e comprometida com a sustentabilidade é um diferencial competitivo.

Redução de custos

Uma consequência direta da redução de desperdício é a otimização dos recursos da empresa. Em outras palavras, estamos falando de economia de dinheiro real e perceptível em suas faturas de água.

Esse valor que deixou de ser entregue à companhia de abastecimento pode ser revertido a favor do negócio de diversas maneiras, como:

  • melhorias no ponto comercial;
  • aquisição de novos equipamentos;
  • investimentos em treinamentos institucionais;
  • investimentos em marketing.

Conclusão

Falar em desperdício de água pode parecer clichê, mas a verdade é que evoluímos muito pouco nesse quesito. Em alguns setores, o problema só aumenta e isso precisa ser encarado com seriedade e profissionalismo.

Ao longo do post, você viu que é simples economizar e o quanto isso pode beneficiar sua empresa. Agora, é hora de fazer a sua parte, mapeando os processos e implementando as estratégias mencionadas em seu dia a dia. Mãos à obra!