janeiro 18, 2022

O que são estaleiros?

Afinal, o que são estaleiros? A construção do primeiro estaleiro no Brasil se deu em 1846 pelo Barão de Mauá na região de Ponta d’ Areia, na cidade de Niterói no Rio de Janeiro.

Essa construção foi um marco para o início do processo de industrialização do Brasil Imperial, sendo o estaleiro responsável por um terço dos navios utilizados na guerra do Paraguai.

Atualmente existem no Brasil vários estaleiros que são responsáveis pela construção de pequenas embarcações, e lanchas para esportes e recreação.

Os estaleiros têm grande importância no Brasil, principalmente pelo fato de que a construção naval é um setor estratégico para o país.

Dessa forma, vamos entender um pouco mais sobre o que são os estaleiros, sua importância, e a responsabilidade da indústria naval no Brasil.

O que são estaleiros?

O que são estaleiros? Um estaleiro naval é um local que constrói navios, guardam, ou até mesmo desenvolve grandes reparos em grandes embarcações.

Nesse local são feitas as construções de navios militares, navios para passeios, para transportes de cargas, entre outros tipos.

Um estaleiro está diretamente ligado a indústria de construção naval, e essa movimente também outros setores da indústria, como por exemplo o setor de produção de aço.

Então, o que são estaleiros? Podemos dizer que um estaleiro naval é um grande estacionamento e oficina de navios de todos os tipos, sejam militares, de pesca ou patrulhamento.

Como funciona um estaleiro?

Agora que você já sabe o que são estaleiros, vamos entender como eles funcionam. Na preparação da construção de um navio a estrutura externa geralmente é projetada com um designer bem dinâmico.

Dessa forma, quando é dado o início do projeto o setor de caldeiraria do estaleiro funciona a todo vapor para fazer os cortes das chapas de aço de acordo com a demanda e desenho do projeto.

Essas chapas são interligadas a perfis de aço que formam a estrutura base, ou seja, o esqueleto, que servirá para dar sustentação e resistência à embarcação.

Essa estrutura deve ser bem resistente, pois ela será responsável por dar a sustentação necessária para aguentar o transporte de grandes cargas.

A construção desse esqueleto se torna muito grandioso devido ao peso das chapas e perfis de aço, que pesam entre 50 a 300 toneladas, dependendo do tamanho de cada navio.

Isso porque alguns navios chegam a ter cerca de 300 metros de comprimento, como é o caso de alguns navios cargueiros.

Essa é uma das razões da necessidade de construir navios perto da água, para que o deslocamento até o mar seja feito com maior facilidade.

E é por isso que os estaleiros são construídos em localidades bem próximas ao mar, assim como os portos.

Por ser muito salgada, e consequentemente corroer o aço das placas usadas na base do navio, a embarcação passa por uma espécie de jateamento com pequenas bolas de aço.

Dessa forma, a superfície externa do navio fica uniforme, possibilitando que seja feita inicialmente uma pintura anticorrosiva.

Outra atividade que os estaleiros realizam é na manutenção e reparo das embarcações, onde as mesmas ficam estacionadas nos diques para que sejam realizados os consertos.

Além da pintura que mencionamos acima, os estaleiros funcionam por setores, onde temos também o setor de oficinas, sendo essas mecânicas e elétricas, carpintaria.

Em um estaleiro podemos encontrar também enormes guindastes que auxiliam na construção ou reparo dos navios.

Indústria Naval no Brasil

Sabemos que o primeiro estaleiro naval do Brasil foi construído em 1846, sendo responsável por grande parte dos navios utilizados na guerra do Paraguai.

Desde o primeiro estaleiro até a formação da indústria naval, esse setor passou por várias mudanças até as condições atuais.

Sabe-se que a indústria naval se dá pela formação de estaleiros de grande, médio e pequeno porte que atende a uma variedade de embarcações.

Essa indústria tem muita importância principalmente na economia brasileira, uma vez que ela movimenta as indústrias de outros setores, como por exemplo de produção de aço.

Junto com os inúmeros estaleiros que existem no país, a indústria é responsável por fabricar navios próprios para as condições de navegabilidade da região.

Além de afetar positivamente outros setores industriais, a indústria naval consegue incentivar a criação de empregos diretos e indiretos.

Esse incentivo também influencia na qualificação do profissional, uma vez que para trabalhar nesse setor, é necessário ter qualificações específicas dependendo do setor de trabalho.

Uma informação importante é a respeito da relevância dos estaleiros na indústria naval, sendo eles as peças centrais para o desenvolvimento produtivo da indústria.

É importante também citar as offshores quando falamos em indústria naval, pois elas são muito importantes na economia brasileira, principalmente com a construção de plataformas marítimas.

Principais estaleiros 

Estaleiros no Brasil

A maioria dos estaleiros estão localizados em regiões dos estados do Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas e Santa Catarina.

Alguns desses estaleiros são:

Estaleiros Rio Negro (Amazonas) 

Fundado em 1971, situado em Manaus, capital do estado do Amazonas, ele constrói embarcações de aço e alumínio, além de fazer a fabricação de estruturas para alguns setores industriais.

Estaleiro Rio Maguari ( Pará)

Ele começou a funcionar em 1997, com sede em Belém, tendo como principais atividades a construção e o reparo de balsas.

Outros tipos de embarcações que são construídos nesse estaleiro são o ferry boat, empurradores, rebocadores, terminais flutuantes, barcos de passageiros e de pesca, além de estruturas em alumínio ou aço.

Enseada Indústria Naval – Unidade Paraguaçu (Bahia)

Localizado no recôncavo baiano, precisamente na cidade de Maragogipe, esse estaleiro é uma grandiosa iniciativa privada, com um investimento de 2,6 bilhões de reais.

Ele começou a operar em 2014, com a conclusão do cais, podendo assim receber navios, e iniciar suas atividades, gerando cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos.

Estaleiro Atlântico Sul ( Pernambuco)

Situado no município de Ipojuca, no porto de Suape, o estaleiro é um dos maiores da América Latina, participando da construção de embarcações de grande porte.

Além de fazer reparos em embarcações específicas, como de navios de transporte de produtos químicos e gás.

Esses são alguns dos inúmeros estaleiros espalhados pelo território brasileiro.

Comprovando a enorme importância da indústria naval como incentivador do desenvolvimento de outras indústrias e importante agente impulsionador da economia brasileira.

Agora você já sabe o que são estaleiros, espero que tenha gostado do artigo, até a próxima!