maio 18, 2022

Quais são as principais causas da baixa libido nos homens?

Por mais que existam muitas doenças e problemas de saúde que acometem vários homens ao redor do mundo todos os dias, o que mais os preocupa é quando o problema está relacionado com a libídos deles. Mas será que você sabe quais são as principais causas da baixa libido nos homens?

O problema da baixa libido também afeta muitas mulheres, o que ocorre principalmente depois que elas atingem certa idade, mas este é um fator comum que também explica a baixa da libido em alguns homens. Mas existem muitos outros fatores que são os responsáveis para que tal problema ocorra. 

A baixa na libido é extremamente preocupante para os homens, dado que muitos deles até se sentem “menos homens” quando este tipo de problema os acomete, o que faz com que eles busquem respostas sobre o que pode estar acontecendo para que seja possível tratar e resolver o problema. 

A boa notícia é que este tipo de problema tem tratamento e, na grande maioria dos casos, tem cura também. Afinal, um problema que está diretamente relacionado a libido, ou seja, a perda de desejo sexual, não poderia ser algo insolucionável, não é verdade?

E se você deseja saber quais são as principais causas da baixa libido nos homens, continue lendo este artigo e descubra agora mesmo o que é a libido e quais são os motivos que podem levar alguns homens a perder ou a ter a libido diminuída.

O que é a falta de libido nos homens?

A falta da libido nos homens é a perda ou diminuição do desejo sexual, e sobre quais são as principais causas da baixa libido nos homens, podemos citar algumas causas físicas, hormonais ou psicológicas. Cada caso é um caso, e o ideal é que o homem que sofre com este tipo de problema procure um médico especialista para descobrir o que está acontecendo e como tratar. 

Independente da causa, a perda ou diminuição da libido masculina está diretamente relacionada com a testosterona, o principal hormônio masculino que tem papel essencial no desenvolvimento dos tecidos sexuais masculinos e em muitas outras características como o crescimento de pêlos e engrossamento da voz, por exemplo.

Quais são as principais causas da baixa libido nos homens?

Agora que já explicamos brevemente do que se trata a libido masculina, chegou a hora de você conhecer quais são as principais causas da baixa libido nos homens. Assim, caso você tenha esse tipo de problema, ficará mais fácil explicar para o seu médico no momento em que você o procurar qual é a provável causa da sua baixa libido.

Causas Psicológicas

Problemas emocionais podem causar muitos outros problemas no corpo humano, e isso acontece com frequência tanto com os homens, quanto com as mulheres. No caso da baixa libido, os motivos psicológicos podem ser:

  • Ansiedade: síndrome do pânico, transtorno de ansiedade e TOC podem explicar a baixa da libido masculina, dado que o homem pode perder o apetite sexual por conta desses problemas;
  • Depressão: a depressão não somente diminui o desejo sexual, como também faz a pessoa perder a vontade de viver. Se esse for o problema, é preciso procurar um médico imediatamente;
  • Estresse: o estresse é o grande vilão do século XXI, e quando o caso de estresse é crônico, pode ocorrer a diminuição da testosterona.

Causas Químicas

Alguns produtos químicos específicos, se utilizados e consumidos em excesso, podem ocasionar a diminuição da libido sexual nos homens. Alguns desses produtos podem ser:

  • Álcool e outras drogas: o álcool e outros tipos de drogas podem liberar hormônios que afetam a libido e causam alterações no fluxo sanguíneo, acarretando não somente a diminuição da libido, mas também problemas como disfunção erétil e ejaculação precoce;
  • Medicamentos: a serotonina é o hormônio responsável pelo prazer, inclusive o prazer sexual, e alguns tipos de medicamentos podem afetar os receptores deste hormônio, ocasionando a baixa na libido masculina.

Causas Hormonais

Mencionamos anteriormente que, geralmente, a baixa na libido está diretamente relacionada com a baixa do testosterona. Contudo, outros tipos de problemas hormonais podem causar essa diminuição. Veja quais são:

  • Diabetes e obesidade: a obesidade causa diversos problemas no corpo humano, os quais podem diminuir a libido de forma considerável. Alguns desses problemas são a diabetes e o aumento do colesterol, os quais afetam diretamente os níveis de testosterona;
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB): a HPB atinge cerca de 25% dos homens com idade entre 40 e 49 anos, a qual pode ocasionar a baixa da libido.

Como resolver o problema da baixa libido? 

Agora que você já sabe quais são as principais causas da baixa libido nos homens, é importante saber que um Estimulante Sexual Masculino pode ajudar a aumentá-la. Ainda assim, o ideal é que você procure um médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento.