maio 18, 2022

5 Soluções de Gestão e Tecnologia para empresas da área da Saúde

Obter boas soluções para a área da saúde é, na maioria das vezes, um enorme desafio que toda gestão deve encarar, caso queira que negócio continue próspero. Há muitas novidades e tendências no setor, e quem se adapta a elas ganha destaque no mercado.

Para entender melhor quais são as principais soluções de gestão para as empresa da área da saúde, basta continuar lendo esse conteúdo!

Tecnologia na área da saúde

Assim como o mercado, o público está cada vez mais exigente e, por isso, é vital ter processos bem definidos e um bom sistema de gestão. Na área da saúde, usar softwares para integrar e abranger todas as áreas não só otimiza os processos, como também permite centralizar todos os dados em um mesmo ambiente.

Sendo assim, dão aos gestores mais controle e poder sobre todas as atividades da empresa.

Continue lendo e conheça as 5 soluções que podem sem implementadas em clínicas e outras unidades de saúde, para garantir a inovação.

  1. Agendar consultar via Web

Essa é crucial em um sistema de gestão, tendo em vista que ela é capaz de localizar e oferecer aos pacientes horários mais próximos, para que fiquem menos tempo na clínica.

Isso quer dizer que o paciente pode selecionar tanto o exame, quanto o melhor horário para fazer a consulta. Assim como também é possível escolher por qual médico ele deseja ser atendido, tudo feito via internet, sem precisar sair de casa e esperar em filas.

  1. Gestão à vista

O gestão à vista é um painel onde é possível ver todos os dados centralizadas sobre a unidade de saúde. Além disso, essa ferramenta fornece relatórios em tempo real e indicadores personalizados.

100% online, é possível acessar essa solução de qualquer lugar, desde que tenha acesso a Internet. Em outras palavras, mesmo que você não esteja presente na clínica, ainda é possível ficar de olho em todos os processos em tempo real.

Além disso, com essa gestão, também é possível acompanhar outros dados cruciais para todo gestor, como por exemplo:

  • Porcentagem de faturamento;
  • Capacidade de atendimento;
  • Histórico de pagamentos e recebimentos;
  • Quantidade de exames;
  • Quantidade de pacientes (agendados, bloqueados, confirmados e cancelados.
  1. Questionário digital

Até um tempo atrás, era difícil de acreditar que seria possível preencher um questionário online dos dados dos pacientes, que fica disponível na tela do médico responsável por atendê-lo.

Ao eliminar todo o trabalho de preencher papel, há maior agilidade e redução de custos, já que não será preciso imprimir documentos.

  1. Portal de Laudo

O portal de laudo é uma das soluções da área da saúde mais populares no momento. Com essa ajuda, o médico poderá emitir laudos em qualquer lugar onde estiver.

Outra vantagem em relação a essa solução, é que ela permite emitir laudos através do comando de voz.

  1. Telemedicina

Não há dúvidas de que a telemedicina é um dos conceitos mais famosos no que diz respeito à inovação na área da saúde. Porém, esse é um conceito bem mais amplo e com várias atividades que as empresas de telemedicina oferecem, confira logo abaixo um pouco mais sobre cada uma.

Teleassistência

Como o próprio nome sugere, é possível descrever essa atividade como a assistência que o médico oferece ao paciente a distância. Isso significa que o médico poderá monitorar o paciente dentro de sua própria casa ou em qualquer outro lugar.

Sendo assim, em casos de emergência, é possível prestar socorro de forma bem mais rápida e prática. Basta que paciente pressione um botão que irá ligar automaticamente para o serviço de telemedicina.

Essa tecnologia garante uma série de benefícios, em especial para idosos, deficientes físicos, gestantes, pós-operados e outros pacientes que precisam de mais atenção.

Teleducação

A telemedicina também possibilita que o médico possa desenvolver o seu intelectual e nível profissional. Teleconferências, videoaulas e plataformas de e-learning podem ser usadas para a educação médica continuada.

Telerradiologia

A telerradiologia é nada menos que um serviço de radiologia feito a distância. Trata-se de um dos setores da telemedicina que ganha mais espaço a cada dia, dentro hospitais e clínicas, onde é possível ter suporte aos serviços de radiologia.

Porém, todo o processo para fazer os exames é otimizado, o que inclui desde marcação do exame, orientação de protocolos, até a entrega de um laudo de qualidade.

Sem dúvida, vale à pena investir nesse setor devido às grandes vantagens que oferece as unidades de saúde.

Telecirurgia

Essa é a atividade onde o cirurgião atua de forma remota. Isso quer dizer que ele visualiza e manipula um robô por meio de dispositivos, em qualquer parte do mundo.

O principal intuito dessa atividade é fazer cirurgias em pacientes que moram em áreas carentes ou com limites de acesso. Também é ideal para aqueles que estão em ambientes de risco ou que são de perigo à equipe cirúrgica.

Logo, para situações que não é possível fazer a cirurgia no local, é possível usar esse método. Além disso, a atividade pode ser feita de duas formas diferentes, sendo uma delas por meio da teleconsulta.

Nesse caso, a assistência é feita a um cirurgião por um especialista remoto durante toda a cirurgia. Ou então, por meio da chamada cirurgia robótica, onde cirurgiões controlam, à distância, braços robóticos, entre outros aparelhos, para fazer a cirurgia.

Teleconsulta

De forma básica, essa trata-se de uma consulta médica feita a distância, com ajuda da telecomunicação e imagem. Por meio de apps e outros tipos de plataformas online, é possível que o médico possa atender pacientes de qualquer região.

Sendo assim, já não é mais preciso que ambos estejam presentes no mesmo local para fazer uma consulta. Além disso, também pode ser feita entre profissionais da área da saúde, para tirar dúvidas, etc.

Conclusão

Em suma, como você pôde ver neste conteúdo, as soluções de gestão e tecnologia são cruciais para as empresas da área da saúde! Para melhor atender aos pacientes, entre muitos outros benefícios, é preciso investir em inovação.

E caso esse assunto tenha sido útil para você, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos!