28/05/2024

Quer comprar uma bacia sanitária? Veja esse post e saiba como escolher esse item para seu lavabo

A bacia sanitária é um dos principais e mais importantes artigos de banheiro porque o seu uso é voltado à higienização básica, mas a peça também pode compor uma bela decoração. No entanto, para fazer a escolha correta você deve analisar as características do seu cômodo para obter ótimos resultados.

Procurar pelo estilo certo não é complicado, porém, o recomendável é investigar o que combina ou não com o seu gosto pessoal e com o estilo do ambiente. Veja a seguir como fazer a escolha certa ao comprar seu vaso sanitário.

Escolhendo a bacia sanitária ideal

Para escolher a bacia sanitária correta, você deve analisar o tamanho do banheiro e entender as suas proporções para fazer a inserção do produto em uma área que não seja apertada. Ela não deve ser muito grande, caso o ambiente tenha uma metragem inferior e precise se adequar ao cômodo.

Após a definição de tamanho, você deve analisar como é a decoração do ambiente para trazer uma coloração correta ao vaso. Se for neutro, com tons claros, o correto é optar por um produto de mesma cor para criar harmonia.

Se você estiver em busca de criar um cômodo sóbrio e com tonalidades fortes, o recomendável é escolher por preto e dourado para criar um contraste. Essa escolha torna o banheiro mais elegante e sofisticado e foge da neutralidade, demonstrando personalidade e estilo.

Aprendendo o que considerar no momento da escolha

O processo de escolha deve ser feito com base no que já existe no seu banheiro. Perceber como os móveis e os demais artigos decorativos se comportam, ajuda a entender o espaço disponível e como usá-lo da maneira correta. Então, até aqui definimos que é importante se atentar aos seguintes aspectos:

  •     Tamanho disponível;
  •     Cores usadas;
  •     Quantidade de objetos no cômodo.

É através de características como estas que você consegue ter maior facilidade na escolha da sua bacia. Uma análise primária do ambiente evita erros, garante que a aquisição do produto seja a correta e fornece uma decoração perfeita.

Tipos de bacia sanitária

Há modelos de bacia sanitária que fazem total diferença dentro do banheiro e tornam a decoração completa, íntegra e sofisticada. Se a sua intenção é a de que o ambiente fique assim, o ideal é analisar os modelos mais comuns:

  •     Bacia convencional: válvula separada;
  •     Bacia com caixa acoplada: caixa integrada;
  •     Bacia suspensa: saída horizontal;
  •     Sistema a vácuo: sustentável, pois suga os dejetos.

Os estilos tradicionalmente usados em muitas casas no Brasil são a convencional e a bacia com caixa acoplada. Esta última oferece um controle maior para evitar o desperdício de água e é mais prática de ser usada.

Layouts mais comuns para banheiro

Layout Linear, área onde se encontra o lavatório suspenso, chuveiro e o vaso, inseridos em uma mesma parede. Neste caso, há um gasto menor com o uso dos materiais e permite que a entrada de qualquer pessoa no cômodo seja mais prática.

O estilo triangular ocorre quando há o vaso, chuveiro e a pia formando um triângulo. Todos ficam próximos um do outro, porém o seu estilo faz com que se abra a porta e dê de cara com a bacia.

Existe é mais um dos estilos de layout do banheiro chamado quadrado, onde há pia, chuveiro, vaso e bidê. A formação se diferencia entre os demais apresentados, e é bem comum vê-lo em casas grandes.

Bacia sanitária, lavatório e chuveiro: onde colocar no local?

O lavatório suspenso deve ficar próximo do vaso sanitário e chuveiro, mas deve haver um respeito de medidas entre os três. Esse cuidado permite manter um maior espaço para a locomoção e evita que o cômodo fique muito apertado, ou com a passagem de qualquer pessoa obstruída.

É necessário entender como funcionam os layouts do banheiro para fazer a inserção de cada móvel no lugar correto a fim de evitar que fique muito pequeno. Este é um problema resolvido com facilidade quando se estuda a metragem disponível, conforme explicado no primeiro tópico.

Ter estes cuidados permitirá a construção de um design voltado às suas necessidades e que tornem o banheiro bonito, agradável e prático de ser usado.