28/05/2024

Você sabia que o MEI pode comprar carros com desconto?

Em tempos de altos índices de inflação, comprar carro com desconto é um grande alívio, certo? Pois bem: se você faz parte da categoria dos microempreendedores individuais, saiba que é possível adquirir veículos novos com valor até 30% mais baixo. Continue lendo e descubra como o MEI pode comprar seu veículo com preços mais acessíveis!

MEI pode comprar carro com desconto?

Sim, é possível que o MEI adquira seu veículo com valor reduzido, já que diversas montadoras oferecem aos microempreendedores isenção dos impostos federais normalmente embutidos no custo final de um carro. Assim, a depender da porcentagem de ICMS e IPI que compõem o preço de um automóvel, o MEI pode efetuar a compra com desconto entre 2,5% a 30%.

Vale ressaltar, porém, que é preciso seguir algumas regras para conseguir utilizar o desconto:

  • O CNPJ MEI deve estar regularizado e ativo
  • O carro deve ser zero quilômetro
  • O veículo deve ser utilizado para as atividade cotidianas do MEI
  • A aquisição deve ser feita por meio da modalidade de venda direta.

Além disso, o carro precisa obrigatoriamente ficar em posse do microempreendedor por no mínimo 12 meses. Essa é uma forma de evitar que o carro seja adquirido com fins de revenda.

Como comprar carro com desconto do MEI?

Para auxiliar no procedimento de aquisição do veículo com CNPJ MEI, listamos o passo a passo a seguir.

Avalie suas opções

Em primeiro lugar, é preciso entender quais são as suas opções de veículos. Para isso, consulte os sites dos fabricantes que atuam com a política de desconto para microempreendedores. Normalmente, são oferecidos alguns modelos específicos, dentre os quais você deverá escolher o mais adequado.

Entre em contato com a fabricante

Uma vez escolhido o modelo, entre em contato com a montadora, para verificar os documentos necessários para fazer a compra, assim como as formas de pagamento autorizadas. Vale ressaltar que toda a negociação será feita diretamente com a fabricante, porém é possível contar com o auxílio das concessionárias autorizadas.

Apresente a documentação

A lista de documentos requeridos varia entre as montadoras. No entanto, de maneira geral, é muito comum a solicitação de:

  • Cartão CNPJ
  • Comprovante de Condição do MEI (CCMEI)
  • Documentos pessoais do titular.

Efetue a compra

Por fim, finalize a compra utilizando o meio de pagamento combinado. Saiba que também é possível realizar o financiamento do veículo com o CNPJ, com a vantagem de conseguir condições mais acessíveis de parcelamento.

Aguarde a chegada do seu veículo

Após fechar a compra, a fabricante enviará o seu veículo, sendo que o prazo de entrega pode se estender por até dois meses. Viu só? Comprar um carro com CNPJ MEI não é muito diferente do procedimento realizado por pessoa física.

Além dos descontos exclusivos para o MEI, confira agora as demais vantagens de ser microempreendedor.

Quais os outros benefícios de ser MEI?

Segundo estatísticas divulgadas pelo governo federal, mais de 350 mil novos MEI foram abertos somente no mês de janeiro de 2023, representando um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Parte dessa popularidade dos microempreendimentos justifica-se pelas grandes vantagens concedidas a essa categoria empresarial. Por exemplo, abrir MEI garante acesso a:

  • Fluxos burocráticos mais simplificados
  • Reduzida carga tributária
  • Benefícios previdenciários, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença
  • Acesso a linhas de crédito vantajosas exclusivas para microempreendedores
  • Descontos em compras por atacado
  • Emissão nota fiscal, ampliando o leque de clientes atendidos
  • Autorização para participar de editais de licitações públicas.

Ficou interessado? Saiba que o procedimento para abertura do CNPJ MEI é prático e rápido, sendo efetuado de forma totalmente online e gratuita. Formalize seu empreendimento e garanta todos os inúmeros benefícios de ser microempreendedor individual!