maio 18, 2022

5 dicas de como guardar dinheiro e investir no seu futuro!

Este assunto é um dos que mais pairam no pensamento dos brasileiros: quais são as dicas de como guardar dinheiro? Onde aplicar a quantia poupada mensalmente? Como fazer o dinheiro render melhor?

Não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Porém, com dedicação, organização e mudança de hábitos e de estilo de vida, saiba: economizar é possível!

Sabe aquela sensação de virar o mês com a conta no azul e ainda aplicar o resto do capital que sobrou? Pois é. Neste texto vamos ajudar você a melhorar a sua relação com o capital e explicar como poupar dinheiro mensalmente. Preparado? Boa leitura!

Por que guardar dinheiro?

Normalmente quando se fala em dicas de como guardar dinheiro, vem à cabeça aquela casa dos sonhos, o carro desejado ou ainda uma viagem de férias inesquecível.

Mas, além de custear os seus sonhos, a importância de guardar dinheiro é muito maior: essa atitude garante uma vida financeira equilibrada e uma aposentadoria mais segura no futuro.

Ou seja, há diversos motivos para poupar sua grana e eles devem englobar suas metas a curto, médio e longo prazo.

Por isso, quanto antes você investir em educação financeira, mais fácil será a tarefa de economizar e fazer o dinheiro render de verdade.

Poupança ou investimento?

Onde guardar dinheiro: na poupança ou em investimento de renda fixa? Veja agora a diferença entre esses dois tipos de aplicação e saiba onde depositar a sua reserva financeira.

A poupança possui sua rentabilidade atrelada à taxa de juros (SELIC). Desde o fim de 2021, a regra em vigor para a poupança é a seguinte:

  • SELIC igual ou menor que 8,5%: o rendimento da poupança fica limitado a 70% da SELIC, somando a Taxa Referencial (TR) para novos depósitos e rendimento de 0,5% ao mês + TR (6,17% ao ano + TR)  para aplicações feitas até 2012;
  • SELIC maior que 8,5%: rendimento da poupança é fixo de 0,5% ao mês, somando TR , ou 6,17% ao ano + TR, para depósitos novos e antigos.

Já os investimentos de renda fixa, como títulos públicos do Tesouro Direto, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), CRI e CRA (Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio) e de debêntures incentivadas operam de forma diferente.

Considerados mais seguros e de baixo risco, esses tipos de ativos superam a taxa de retorno da poupança. Isto é, com a taxa de juros em alta e a possível redução da inflação neste ano, os investimentos de renda fixa continuam sendo a melhor opção de construir uma reserva de forma mais rápida e rentável.

Dicas de como guardar dinheiro

Entendeu a diferença de rentabilidade da poupança para investimentos de renda fixa? Depois de aprender como poupar dinheiro mensalmente, estude sobre as aplicações de baixo risco e comece a fazer o seu dinheiro rentabilizar melhor.

Mas, para rentabilizar, é preciso ter o capital para investir, certo? Então prepare-se para nossas dicas de como guardar dinheiro e colocar em prática hoje mesmo!

Veja como poupar dinheiro mensalmente

  • Conheça e acompanhe a sua vida financeira

Primeiramente, é preciso dedicar um tempo para organizar e entender a sua realidade financeira, não é mesmo?

Por meio de planilhas no Excel ou aplicativos de controle financeiro, você poderá anotar e descobrir tudo sobre seu dinheiro.

  • Qual é o meu ganho mensal?
  • Quais são as despesas fixas (essenciais) e variáveis?
  • Em que o dinheiro é gasto?
  • Tenho dívidas? Quais são? Quando e como vou quitá-las?
  • Quais são as necessidades financeiras atuais?
  • Como e onde pode haver um corte de despesas desnecessárias?
  • Mude seus hábitos

Uma das principais dicas de como guardar dinheiro é essa: mudança de estilo de vida!

Isso não quer dizer para você deixar de se alimentar bem ou evitar a vida social. Mas para você analisar cada situação e não agir por impulso.

Entenda quais podem ser as mudanças no seu dia a dia e como guardar dinheiro:

  • em vez de comprar pronto, veja o que pode ser feito por você mesmo;
  • cozinhe mais e peça menos delivery. A sua saúde e o seu bolso agradecem!;
  • economize luz e água. Desligue aparelhos que não estão sendo usados e pense em um modo de gastar menos água, reutilizando-a quando possível;
  • avalie outros planos de internet, de celular e de televisão;
  • opte por se locomover a pé, de bicicleta ou com transporte público, diminuindo gastos com transporte privado;
  • pense bem antes de comprar algo, mesmo que seja barato;
  • leve marmitas para o trabalho;
  • reduza o uso de cartão de crédito e prefira compras à vista;
  • evite multas e pague suas contas em dia;
  • compare preços antes de adquirir um produto ou serviço;
  • faça listas de compras antes de ir ao supermercado e confira o que está faltando;
  • experimente novas marcas alternativas, elas podem ser muito boas também;
  • aproveite promoções de produtos que usa regularmente.

A ideia principal aqui é gastar menos do que você ganha.

  • Faça um planejamento financeiro

Qual a sua meta? Antes de grandes ou pequenos planos, destine seu tempo para planejar-se com antecedência. Isso pode ser para viagens, compras maiores (como móveis e eletrodomésticos), aposentadoria tranquila, festa de casamento, aquisição de um carro ou apartamento etc.

No planejamento, inclua um teto de orçamento e o quanto precisa economizar por mês, com metas e prazos do plano. Além disso, procure por ofertas, épocas de baixa temporada, locais mais baratos, aluguel em vez de compra e uso de programa de pontos e milhas, por exemplo.

  • Busque uma renda extra

Uma das dicas de como guardar dinheiro mais eficaz é também a busca por uma renda extra que ajuda a dar um respiro no seu orçamento mensal.

Afinal, nem sempre a entrada na conta bancária consegue arcar com o custo de vida e ainda sobrar algum troco, não é mesmo? Então, uma solução é achar uma fonte de renda extra para criar uma reserva financeira.

  • Diga não!

A sua mão coça quando passa em frente à vitrine da sua loja favorita e ela está em promoção? Ou então quando entra naquele site só para dar uma “espiadinha” e se depara com vários itens com preço mais baixo?

O que você precisa é aprender a dizer não e a controlar o seu impulso. Para saber como poupar dinheiro mensalmente é preciso organização e disciplina.

Isto é, caso alguma festa, viagem ou reunião de amigos e familiares ultrapasse seu orçamento, busque outra coisa para fazer. O importante é não se endividar.

Gostou das dicas de como guardar dinheiro? Busque cursos de educação financeira e comece logo a organizar suas finanças. Quanto antes você fizer isso, mais rápido conseguirá juntar o montante desejado.