janeiro 18, 2022

A importância da Petrobras na economia

Você sabe a importância da Petrobras na economia? Uma das maiores empresas do mundo no setor de energia e petróleo, a Petrobrás é a maior empresa brasileira.

Criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, ela vem tendo um papel muito importante na economia do país, assim como no desenvolvimento socioeconômico.

Mas, para que você entenda a importância da Petrobras na economia do Brasil, é preciso entender como ela atua, sua história e os impactos causados na sociedade.

O que é a Petrobrás?

Com sede no Rio de Janeiro, essa empresa de economia mista atua no segmento de energia, produção, comercialização e transporte de gás natural, e na extração e refino de petróleo.

Com uma enorme relevância no setor de exploração de águas profundas, a Petrobrás é referência mundial nesse ramo, ainda mais com a grande descoberta do pré-sal.

A empresa opera em cerca de 14 países na área de energia, e foi classificada em 2020 como a septuagésima maior empresa do mundo, na categoria empresa pública.

Sendo assim, a Petrobrás é uma empresa estatal, porém, ela tem capital aberto, o que a torna uma empresa mista.

Para que possamos entender um pouco mais sobre a importância da Petrobrás na economia, temos que entender como se deu o seu surgimento.

Um pouco da história da Petrobras

Em 3 de outubro de 1953, foi sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas a lei nº 2.004, que criava a Petrobrás.

Antes da criação da empresa, foi muito discutido a exploração dos recursos minerais, principalmente na política do Brasil de 1940 esse assunto foi muito questionado.

Em 1946, através da Constituição Federal do ano, decidiu-se que só poderiam ser feitas explorações de petróleo em solo brasileiro por meio de leis ordinárias, uma oportunidade para empresas estrangeiras.

Isso porque o Brasil não tinha empresas com tecnologia suficientes para desenvolver o processo de exploração de recursos minerais.

Com essa ameaça, dessas produções se tornarem interesses multinacionais, e o petróleo explorado por estrangeiros, o Estatuto do Petróleo não foi aprovado na Câmara dos Deputados, evitando iniciativas privadas no setor de combustíveis.

Isso deu forças a Lei nº 2.004, sendo essa sancionada pelo presidente em exercício em 1953, dando total poder de exploração do petróleo brasileiro a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A).

No início a empresa passou por dificuldades, principalmente por conta da baixa produção, mas 1961 com o surgimento da refinaria Duque de Caxias (Reduc), a exploração de petróleo começou a se desenvolver.

Em 1968 a primeira plataforma móvel para exploração das águas do mar foi construída e em 1970 a Petrobrás Distribuidora foi criada.

Na década de 1980 foram produzidos cerca de 500 mil barris de petróleo por dia, sendo que um dos maiores desafios da empresa era manter o número e continuar crescendo.

Pré-Sal

É evidente que o petróleo é essencial para a dinâmica do cotidiano, uma vez que vários produtos os utilizam em sua composição.

Esse produto é um óleo de origem fóssil, formado a partir da decomposição de matéria orgânica em rochas sedimentares, ou seja, rochas formadas pela união de detritos, seja em áreas marítimas ou nos continentes. 

No território brasileiro, grande parte do petróleo está localizado no mar em águas super profundas, como por exemplo o pré- sal.

Descoberto no ano de 2007, o pré-sal encontra-se nas regiões dos estados do Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

O pré-sal é uma camada do oceano que pode chegar a cerca de 7 mil metros de profundidade, formada a cerca de 150 milhões de ano.

Essa camada com o passar do tempo e com a separação geológica, criou depressões profundas servido de depósito de decomposições fósseis e matéria orgânica.

Exploração de Petróleo 

Para que se faça a extração do petróleo no pré-sal é importante que uma série de fatores como pesquisa, estudo, investimento e tecnologia sejam levados em conta.

A princípio, para a exploração, é necessário fazer uma sondagem em locais que possivelmente possam ter o petróleo.

Essa investigação se dar através do formato do relevo para identificar o melhor lugar a ser perfurado, como também por meio de atividades sísmicas.

Depois dessa investigação o navio-sonda é encaminhado para realizar as perfurações iniciais com o objetivo de encontrar a presença de hidrocarbonetos.

A partir dessa confirmação, o petróleo é extraído a princípio com água e gás, e nas próprias plataformas é feita a separação e transporte para os locais de refino.

Nas refinarias o petróleo é transformado em produtos derivados, como por exemplo: querosene de aviação, GLP (gás liquefeito de petróleo), diesel e a popular gasolina.

Economia Brasileira

Antes do pré-sal ser descoberto, a Petrobrás tinha uma enorme relevância no mercado Africano e da América do Sul, intensificando a sua atuação em cerca de 23 países.

Porém com a descoberta do pré-sal, a Petrobrás direcionou o seu empenho em buscar soluções para desafios econômicos e técnicos, de forma que se pudesse garantir a exploração desse recuso.

Com o Marco Regulatório do Pré-sal, a Petrobrás se tornou a única operadora desses consórcios, representando pelo menos 30 % dos investimentos.

Com a descoberta do pré-sal, a empresa se tornou uma das principais incentivadoras do desenvolvimento tecnológico, como também econômico desse setor no país.

Os investimentos feitos nesse setor, principalmente após a descoberta dessa nova área de exploração, fizeram com que fossem criadas inúmeras oportunidades de emprego nesse setor.

Outros setores foram impactados positivamente com esse investimento, é o caso da indústria naval que cresceu significativamente aumentando o número de trabalhadores no setor.

A Importância da Petrobrás na economia

A Petrobrás é a maior empresa brasileira, tendo em vista o seu valor de mercado, seu faturamento, o número de empregos que ele gera e seu patrimônio.

Por isso a importância da Petrobras na economia é imensurável, tanto para a economia brasileira, como também para a sociedade em si.

Sendo uma referência em extração de petróleo em águas profundas, a Petrobrás, investiu em tecnologia e mão de obra nacional.

Com mais de 80 mil funcionários diretos, e outros milhares que atuam em obras, distribuidoras e revendedoras, as atividades da empresa correspondem a cerca de 10 % do PIB do país.

A geração de empregos, assim como os investimentos tecnológicos, torna essa, a empresa mais relevante do Brasil, logo, importância da Petrobras na economia é fator de trabalho. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.