29/06/2022

Como licenciar um produto digital? Passo a passo para você começar a fazer dinheiro com infoprodutos licenciados

Se você pensa em se tornar um empreendedor digital e obter uma boa fonte de renda trabalhando pela internet, sem precisar sair de casa, que tal começar a vender produtos digitais licenciados?

O mercado de infoprodutos é bastante promissor, tendo em vista o maior interesse das pessoas em realizarem cursos rápidos e consumir conteúdo educativos mais compactos e economicamente mais acessíveis.

Para quem tem interesse em fazer dinheiro pela internet, neste artigo vamos ensinar um passo a passo de como licenciar um produto digital:

  • Defina o nicho ao qual você quer se dedicar;
  • Busque pela licença do produto digital em um site especializado;
  • Escolha o tipo de licença para o produto digital;
  • Traduza o seu produto digital licenciado;
  • Hospede o seu produto digital em uma plataforma especializada.

Continue a leitura e descubra nas próximas linhas o que você precisa fazer para começar a vender infoprodutos licenciados.

Como funciona o licenciamento de produtos digitais?

Antes de mostrar como licenciar um produto digital e começar a ganhar dinheiro com isso, é importante que você entenda como funciona essa modalidade de empreendedorismo digital.

Adquirir uma licença de um produto digital significa que você passa a ter autorização para reproduzir, distribuir e comercializar esses materiais.

É muito importante para quem cria produtos digitais saber também como licenciar produtos desse tipo.

A depender do tipo de licença, você pode pagar uma única vez pelo direito de uso e venda desse produto ou então pagar para o autor original da “obra” uma porcentagem sobre o valor de cada venda que você efetuar do produto licenciado.

A principal vantagem de licenciar um produto digital é que você não precisa realizar um investimento muito alto nem dedicar muito tempo desenvolvendo esse produto completamente do zero.

Passo a passo: como licenciar um produto digital?

Bom, como você já sabe agora, o licenciamento de produtos digitais consiste na aquisição dos direitos de reprodução, distribuição e comercialização de tais produtos.

Confira a partir de agora um passo a passo de como licenciar um produto digital e começar a monetizá-lo.

Passo 1 – Defina o nicho ao qual você quer se dedicar

Para que você obtenha bons retornos financeiros no mercado de infoprodutos, é muito importante que você saiba escolher um nicho promissor.

Isso significa que é necessário identificar sobre quais assuntos há um maior interesse do público. Ao mesmo tempo, o nicho escolhido precisa estar alinhado com os seus interesses e afinidades.

Além disso, procure fugir de nichos que estão saturados, com muita oferta de produtos digitais sobre o mesmo assunto. Procure focar em temas específicos, novos, originais e que haja uma demanda considerável por eles.

Passo 2 – Busque pela licença do produto digital em um site especializado

Existem vários sites nos quais você pode adquirir a licença de produtos digitais. Sendo assim, depois de definir o nicho de mercado para o qual você quer vender seus infoprodutos, você pode acessar os seguintes sites para buscar pela licença do produto digital que você quer monetizar:

  • Resellers Superstore
  • Exclusive Niches
  • ID PLR
  • PLR Profissional

Passo 3 – Escolha o tipo de licença para o produto digital

Existem diferentes tipos de licença para produtos digitais.

Cada tipo apresenta especificações referentes ao uso da obra. A escolha do tipo ideal vai depender dos seus objetivos.

As opções mais comuns de licença são:

  • Digital Rights Management (DRM): A licença do tipo DRM limita o uso de determinado produto digital e o protege contra cópias não autorizadas e manipulações.
  • Copyleft: A licença Copyleft permite que um produto digital possa ser reproduzido e redistribuído livremente, desde que a autoria original seja reconhecida nas versões derivadas.
  • Private Label Rights (PLR): Em produtos digitais com o tipo de licença PLR, não há exigência para licenciamento. Na prática, isso significa que você pode fazer as alterações que você quiser e comercializar da forma que achar melhor, incluindo, inclusive, a sua autoria.

Passo 4 – Traduza o seu produto digital licenciado

Se o seu produto digital não estiver em português, você precisará dedicar um tempo para traduzi-lo.

Caso você não entenda muito sobre inglês ou qualquer que seja o outro idioma do produto digital licenciado, invista na contratação de um profissional de tradução.

Passo 5 – Hospede o seu produto digital em uma plataforma especializada

Depois de adquirir a licença do seu produto digital, traduzi-lo e revisar o conteúdo, ele estará pronto para ser colocado à venda.

Para isso, é interessante que você possa contar com uma plataforma especializada para hospedar e comercializar o seu infoproduto.

Você tem a opção de criar a sua própria página de vendas online e disponibilizar o seu produto digital. Porém, isso dá muito trabalho e requer um investimento a mais em mão de obra especializada no desenvolvimento de sites.

Para evitar isso, prefira contratar uma plataforma já pronta, que vai cobrar apenas uma porcentagem por cada venda que você realizar.

E então, ficou claro para você como licenciar um produto digital?

Agora que você já sabe o que fazer, adquira as licenças de infoprodutos que você acredita ter potencial para vendas e comece a fazer dinheiro de forma online.

E se você quer criar um produto digital de qualidade, veja todas as dicas neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=yokJHYlDAqA&t 

Este artigo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.