maio 18, 2022

Sustentabilidade empresarial: o que você precisa saber

Se você já ouviu falar de sustentabilidade empresarial deve ter conhecido muitos pontos importantes dela. Quando se trata de desenvolvimento sustentável esse é um dos meios mais seguros para o alcançar, já que visa uma interação segura entre o meio ambiente, o meio social e uma empresa.

Mas será que é fácil ter uma sustentabilidade empresarial? Bem, esse termo é um pouco novo quando falamos em sua aplicação, mas se divulgou rapidamente. 

A verdade é que nos últimos anos, tudo relacionado ao sustentável ganhou muito destaque, assim o crescimento foi muito maior.

Fato se dá pela maior preocupação com o ambiente em que vivemos, precisamos cada vez mais ter consciência e as empresas adotarem medidas sustentáveis. 

A sustentabilidade empresarial é um conjunto de fatores que trabalha para gerar resultados perfeitos, uma comunhão entre o meio empresarial, o econômico, social e ambiental. Está sendo praticada com mais frequência com o passar dos anos e suas propostas podem gerar ainda mais engajamento para as marcas.

Cada pessoa pode decidir como fazer, mas é trivial ter um conhecimento para seguir as regras. Em todos os casos é importante ter um profissional que entenda do propósito da empresa para inseri-la nesse meio. Há muitas pessoas trabalhando nessa área!

De toda forma, voltando ao assunto das empresas, vamos passar aqui as informações mais importantes sobre a sustentabilidade empresarial e como ela é aplicada dentro das empresas. Veja tudo que precisa saber!

Sustentabilidade empresarial e o mundo

O mundo aceitou, mas não é unânime! Pois é, apesar de muitas pessoas entenderem a ideia do sustentável, sobretudo dentro de suas empresas, ainda existem diversos locais que não seguem as linhas de pensamentos.

É algo que retarda o desenvolvimento empresarial atual. É claro, o desenvolvimento para todo o mundo foi rápido, em pouco tempo era trivial mudar muitas práticas, porém, ainda assim muitas marcas não praticam o sustentável apenas por acreditarem que seus lucros chegam por meio da exploração exagerada ou com o pouco cuidado com seus trabalhadores.

Nesse caso, o mundo ainda está se desenvolvendo, em grandes passos! É complicado falar das empresas nesse mercado sem falar das ações que elas devem fazer para criar uma atmosfera de desenvolvimento “com cuidado”, então vamos ver um pouco mais sobre isso.

Pensando nisso, a sustentabilidade é a arma mais importante. Criando metas que se baseiam no crescimento da economia de forma sustentável, os meios de produção podem mudar, criando segurança e prosperidade.

É extremamente importante esse crescimento, até porque muitas das alterações que o mundo está passando são frutos de uma má gestão.

O que uma empresa deve fazer para ser sustentável

Existem muitos caminhos para começar, mas o ideal é cumprir o máximo deles. É claro, ações sustentáveis dependem também da maneira que sua empresa trabalha, assim como o que produz. 

Vamos citar agora mesmo alguns pontos que podem ajudar nesse processo.

Ter transparência nos processos

Fazendo com que o lado sustentável possa aparecer, sem encobrir nada. Essa é uma das principais formas de garantir que os impactos ambientais possam ser controlados, dessa forma é fundamental criar uma estratégia que vise a transparência para o público, que está muito preocupado com os processos ambientais. 

Apesar de muitos não acreditarem nessa fórmula, ao ter acesso a dados de produção e gestão da empresa, as pessoas aprendem a desenvolver mais empatia. É também um dos pilares do marketing atualmente, que também pode ser atribuído ao sustentável para gerar mais transparência.

Cuidas da estrutura 

Pois é, apesar de não ser bem avaliado sempre, o local onde sua empresa está é capaz de gerar vários problemas para o ambiente. É claro, existem muitas ações importantes para diminuir isso. Revisar a estrutura é apenas uma delas, mas é trivial fazer isso como um todo, se preocupando com o máximo de detalhes.

Com isso poderá verificar o vazamento de água, instalações elétricas mal feitas e muitos outros pontos que estão desperdiçando.

Gerenciar resíduos

Também é outra fórmula para cuidar do ambiente em uma empresa. Muitos resíduos podem ser reaproveitados, em certo caso até mesmo para a própria empresa. Evitar desperdício é também tentar fazer lucro em cima deles. No geral, para muitos é importante ter ações como instalar lixeiras para descarte adequado, mas essa é apenas a ponta de um grande processo.

Pense que o desenvolvimento sustentável não pode depender apenas disso, o processo de separação do lixo, por si só, vai muito além. O gerenciamento de resíduos pode estar ligado com o uso do mesmo ou também com palestras de conscientização, extremamente necessárias.

Economizar água e energia

Por fim, podemos dizer que dentre as ações mais conhecidas essa é uma delas. O desperdício de água e energia acaba gerando problemas que não conhecemos, além de deixar as contas bem mais caras. A economia deve ser feita pela empresa por completo, caso deseje fazer uma boa gestão da sustentabilidade empresarial.

Pode ser feita a partir de pequenas ações, como desligamento das máquinas quando não está sendo utilizada, ou economia de água para utilização em outros processos. Principalmente na indústria isso é algo bem comum, até porque existem filtros em máquinas que podem deixá-las um pouco mais limpas.

São muitas ideias, muitos métodos de economizar e isso pode fazer com que algumas pessoas se percam, vamos ver alguns outros meios.

Economizando com ações

No geral é necessário muito cuidado para gerenciar e economizar, apesar de pequenas ações serem suficientes para diminuir os impactos, muitas vezes essas ações não são identificadas, vamos ver algumas delas:

  • Gerenciamento da conta de água e energia;
  • Buscar monitorar trabalhos;
  • Entender o que os trabalhadores necessitam;
  • Criar uma atmosfera limpa, cuidados bem dos resíduos;
  • Reciclar sempre, podendo ser para a própria empresa.

Talvez um profissional da área possa ajudar nesse caminho!