maio 18, 2022

Como escolher um seguro para bicicleta?

Por mais que as pessoas pratiquem ciclismo tenham noção da importância de ter um seguro para bicicleta, ainda há muitas dúvidas em relação a como fazer essa escolha.

Isso é natural, uma vez que esse tipo de seguro seja bem recente no Brasil, e existam poucas empresas especializadas nesse serviço.

Hoje em dia, praticar esse esporte não só requer cuidados com o equipamento que irá te ajudar no desempenho em si, mas também com a segurança.

Infelizmente o índice de roubos vem crescendo a cada dia, seja nas trilhas ou mesmo na cidade, o que exige que o ciclista prepare-se de forma adequada.

Sendo assim, apresentaremos algumas informações de como você deve escolher um seguro para sua bicicleta, confira.

O que deve ser considerado na hora de escolher o seguro para bicicleta

Para que você consiga fazer uma boa escolha, é importante conhecer alguns pontos que devem ser considerados nesse momento.

Reputação da empresa

É importante que antes de você fazer a contratação de um seguro para bicicleta, você analise a reputação da empresa.

Pois um seguro desse tipo é igual aos outros. Sendo assim, faça pesquisa em sites, converse com pessoas que utilizam o serviço, para verificar se a seguradora tem uma boa reputação.

Nesse caso, uma excelente empresa a se considerar é a Bike Registrada, que além de ter ótimos planos, proporciona um serviço de qualidade.

Analise a qualidade no atendimento

Um atendimento de qualidade é essencial para que você possa desfrutar da melhor experiência possível.

Sendo assim, busque as seguradoras que oferecem atendimentos personalizados, no sentido de, está sempre a disposição ao ser acionadas.

Para que você consiga verificar como será feito o atendimento antes de contratar o seguro, estude os planos oferecidos pela empresa, além de analisar bem o contrato.

Nesses documentos, você poderá obter as informações desejadas, relacionadas ao atendimento.

Opte por uma seguradora com experiência nesse mercado

Ter um bom conhecimento do setor que atua, faz toda a diferença na hora de prestar serviços como o de seguro para bicicleta.

Sendo assim, é muito importante que você escolha empresas consolidadas no setor, como é o caso da Bike Registrada.

É muito importante que essas seguradoras sejam formadas por pessoas que praticam o ciclismo, pois geralmente, pessoas que estão vivenciando a realidade de quem pedala, entende melhor as necessidades dos clientes.

Inovação é importante

Um bom serviço oferecido, é aquele onde a empresa prestadora esteja sempre inovando, e buscando atualizações no setor em que é especialista.

Sendo assim, procure empresas que utilizem a tecnologia para facilitar o atendimento ao cliente, assim como, desenvolver soluções rápidas para as demandas.

Como funciona um seguro para bicicleta

Ele é bem parecido com o seguro de veículos, com etapas e termos bem similares, porém as formas de contratação, além dos termos variam para cada empresa.

Sendo assim, se você já teve alguma experiência com seguros, ficará bem mais fácil para você entender todo o processo.

O seguro para bicicletas possui três etapas, sendo que elas variam de acordo com a empresa seguradora. 

Porém, elas são semelhantes em relação ao papel que deve ser cumprido para a proteção da bicicleta segurada.

As três etapas que envolve o seguro para bicicleta, são: 

Verificação: onde a seguradora analisa se você realmente é dono da bicicleta;

Contratação: onde um acordo é firma, entre a empresa seguradora e o cliente (segurado);

Sinistro: nessa etapa o cliente faz o acionamento da seguradora para a mesma prestar os serviços.

Essas etapas podem acontecer em ordens diferentes e de forma distinta em cada seguradora especialista em bicicletas.

Para que você entenda melhor cada etapa, vamos apresentar as mesmas de forma detalhada, apontando inúmeras características.

Confira!

VERIFICAÇÃO

Nessa etapa a seguradora solicita a comprovação de que você realmente é dono da bicicleta na qual esteja procurando fazer o seguro.

Essa verificação de extrema importância, uma vez que impede que uma bicicleta adquirida de maneira ilegal consiga obter os serviços de proteção.

Como já citamos, essa etapa pode funcionar de maneiras diferentes dependendo de qual seguradora você vai fazer a contratação dos serviços.

Dependendo da empresa, por exemplo, você terá que apresentar a nota fiscal da bicicleta, ou até mesmo o recibo de compra e venda.

CONTRATAÇÃO

Nessa etapa, o cliente firma um acordo com a empresa seguradora, com o objetivo de fazer a proteção da bicicleta.

É importante que o cliente tenha noção de qual é o seu perfil, relacionado ao risco, para analisar e escolher quais os planos são ideais para as suas necessidades, além de verificar qual o valor pode ser investido.

Uma dica é você fazer a negociação com um corretor especializado, pois ele terá a sensibilidade de te orientar a escolher a cobertura ideal para você, assim como, identificar as suas necessidades de acordo com as demandas.

Geralmente os seguros têm vigência de um ano. Sendo assim, é importante que você tire suas dúvidas com profissionais que devam te orientar a uma renovação, ou contratação de outro serviço.

SINISTRO

Ele é a situação que vai ser coberta pela seguradora. Ou seja, se sua bicicleta for roubada, por exemplo, você como cliente, sofreu um sinistro.

Quando esse evento acontece, é responsabilidade do cliente (ciclista), avisar a empresa o ocorrido, para que seja feita a abertura de um processo para verificar os danos, e autorizar a indenização.

Importância do seguro de bicicleta

Por ser um meio de transporte ou uma prática de esporte que vem sendo aderida cada dia mais no Brasil, a busca por formas de garantir a segurança também vem aumentando.

Sendo assim, o seguro de bicicleta vem se tornando importante por alguns motivos, são eles:

  • Ter uma garantia contra assaltos;
  • Garantia em relação a prejuízos em casos de acidentes;
  • Garantias contra furtos;
  • Garantias em relação a danos morais ou físicos;

Essas são algumas etapas que devem ser seguidas para fazer uma boa escolha de seguro para bicicleta.

Existem algumas empresas especialistas e com muito conhecimento de mercado nesse setor, sendo a Bike Registrada uma das melhores.