29/06/2022

Como escolher uma agência do marketing digital para o meu negócio

Quando se pensa em criar uma estratégia de marketing digital, é muito importante saber se apenas sua equipe dará conta de todo o trabalho. A maioria das empresas acaba terceirizando essa ação contratando uma agência de marketing digital. É uma boa opção para aqueles que possuem um ritmo mais acelerado.

Porém, é fundamental saber escolher! Ao fazer uma contratação, estará lidando com o marketing da sua empresa e por isso não pode falhar. Porém, é um fato que a escolha não é tão fácil assim. Afinal, quem seria capaz de lidar com algo tão importante dentro da sua empresa?

Por esse motivo, separamos aqui algumas dicas que podemos oferecer para quem deseja realizar uma contratação. Fazendo alguns dos processos ditos aqui, terá um resultado muito mais evidente. 

O marketing digital e a necessidade de uma agência

Não há dúvida de como o marketing digital é importante! Hoje não há empresa que comece na web sem conhecer ou aplicar ele. Afinal de contas, o desenvolvimento de muitas depende disso. Ele não é mais um assunto de difícil compreensão ou pouco falado como há alguns anos.

Porém, esse mesmo serviço é repleto de possibilidades. Nem sempre a parte técnica pode ser realizada por você. Em outras palavras, os problemas podem surgir a partir do momento em que não possui um domínio da área. Com isso, é claro, você contrata alguém para realizar tal trabalho.

Nesse caso, estamos falando da agência de marketing digital, entretanto, é possível contratar apenas um profissional, por exemplo. 

Mas como escolher os melhores serviços?

Serviços oferecidos

Primeiro você deve notar aqueles serviços que são oferecidos. Você pode entrar em contato com alguém da empresa para buscar informações. Bem, mas como saber os serviços mais importantes?

Não há um serviço mais importante que outro! O que você pode encontrar são empresas que trabalham com uma grande quantidade de ações, o que é muito bom para seu negócio. Porém, é importante pesquisar um pouco mais sobre o custo benefício das ações. 

Dito isso, é necessário fazer uma análise de sua situação no mercado. Apenas entendendo o que seu negócio precisa com relação a marketing digital, terá um resultado mais interessante. 

Veja o histórico e a reputação de quem irá contratar

Claro. Assim como acontece na contratação de qualquer empresa, você precisa saber de onde está vindo seus serviços. Dessa forma, pesquisa a reputação da agência de marketing digital é fundamental para seu crescimento seguro.

Evite aquelas que não são transparentes com relação a isso. Elas podem até ser ótimas, mas se escondem algo, fica difícil confiar em seus serviços, não é? Assim, a melhor opção é buscar informações, seja com outros clientes ou em determinados sites.

É até mesmo possível encontrar agências que lidam com o SEO em determinadas páginas, sendo criticadas ou elogiadas. É um serviço ainda em crescimento, então nem sempre se encontra um resultado rapidamente.

Esteja de olho nos cases de sucesso

Bem, quando você quer uma confirmação que certo serviço é bom, você procura quem já contratou, certo? Ele poderá dizer se obteve resultado ou não. Assim é em uma agência, você precisa entrar pessoas que já fizeram boas ações de marketing utilizando os serviços da empresa.

Bem, a partir disso você deve considerar os cases de sucesso para análise. Isso quer dizer que você deve ficar de olho nos bons resultados gerados. Em quanto tempo aconteceu? Quanto foi gasto? Será que valeu a pena?

A contratação só pode ser efetuada a partir da confirmação de perguntas como essa!

Veja também a localização

Um dos pontos que passam despercebidos é a localização. Como você já está na web, geralmente esquece da importância de uma boa prestação de serviços fisicamente. Por outro lado, ainda assim é mais interessante estar com uma empresa próxima de você para resolver algumas pendências.

Com o ritmo agitado dos negócios, caso aconteça algo “fora dos trilhos”, resolver de imediato é importante. Quando a agência está próxima há mais oportunidades de comunicação para ambos os lados.

Além disso, a empresa poderá ajudar no marketing local, que também é muito importante quando falamos de SEO. Se ela sabe da sua localização, com certeza já lida com as mudanças no marketing digital da região.

Tente conversar com outros clientes

Por fim, na hora de escolher, você deve ter perguntado para muitos outros clientes! Apesar das dicas semelhantes que apresentamos aqui, apenas com uma boa conversa descobrirá os pontos positivos e negativos da empresa.

Pergunte sobre os serviços, atendimento, tempo para obter resultados e até o comprometimento da marca.

No final, a partir dessas respostas terá uma verdade que poderá seguir. Por outro lado, fazer sua análise pessoal é ainda mais importante, portanto, a realize com base no que conseguir de informação da empresa.